O campo ao ar livre de Baixas de Cinzas, conhecida pelos moradores da região como “Estação Gomo”, na zona rural de Catu-BA, se transformou em um verdadeiro palco de integração, diversão e aprendizado para 32 crianças e adolescentes do Programa Ciranda Vida.
A arbitragem da partida amistosa ficou por conta do professor de educação física Gledielson Costa. Na beira do campo, os jovens eram incentivados e orientados com entusiasmo: de um lado o professor de jiu-jitsu do projeto Vanderson Gonçalves acompanhava os meninos da Estação Gomo; do outro, o estagiário Luís Henrique incentivava o time de Cassarongongo.
Mais do que uma competição, a partida foi uma celebração do trabalho que o projeto vem realizando na formação cidadã das crianças e adolescentes. Entre os pais presentes, emoção e orgulho não faltaram. Pauliana, mãe de Bruno Deodato (beneficiário), falou sobre a importância do projeto na vida do filho: “Meu filho está no projeto há 8 anos, desde pequenininho, e uma das coisas mais importantes pra mim é ver ele criando senso de responsabilidade. Por exemplo, hoje ele não poderia vir jogar, mas me disse que deu sua palavra e que viria de qualquer jeito. Além disso, eu acredito que o vínculo afetivo que ele criou com os colaboradores do projeto, especialmente com Aline (gerente do projeto). Ela sabe se meu filho está bem só de olhar pra ele. Isso é o que faz ele se manter motivado em continuar assíduo.”

Atitudes como a de Bruno mostram que o Ciranda Vida vai além da prática esportiva: é um espaço que contribui para a formação do caráter, afeto e compromisso. O amistoso reforçou o espírito de união entre os polos e mostrou que, com incentivo e cuidado, o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social.
O Programa Ciranda Viva da AVSI Brasil promove interação, atividades socioeducativas, culturais e esportivas, além de fortalecer vínculos entre as comunidades beneficiadas. Tudo isso graças ao investimento social da Petroreconcavo e o apoio da Prefeitura de Catu e do CMDCA, parceiros do projeto.
