Anuncio

Intercâmbio de conhecimentos sobre bioágua em Pernambuco

Agricultores visitam famílias que já foram beneficiadas com sistema de reaproveitamento de água do consumo doméstico

A equipe da AVSI Brasil e 22 futuros beneficiários do sistema de bioágua familiar do município de Jucati, agreste pernambucano, realizaram nessa quinta-feira (22) uma visita à cidade de Garanhuns (PE) para trocar experiências com famílias que já foram beneficiadas pela mesma tecnologia de reutilização de águas cinzas. O grupo visitou um sítio onde funciona um sistema de bioágua, tiveram a oportunidade de trocar experiência com os moradores do local.

Para a gerente do projeto Jucati Sustentável, Fernanda Wanderley, a atividade de intercâmbio foi realizada em um momento crucial para o Jucati Sustentável, pois serviu de estímulo para que os agricultores vivenciassem, na prática, o que poderá se tornar a realidade deles num futuro bem próximo.

Apostamos em atividades que aliam a sabedoria popular com as tecnologias disponíveis para a convivência com o semiárido e a orientação técnica dos profissionais da AVSI Brasil, para que estes agricultores e seus familiares se tornem protagonistas de sua vida no campo de forma sustentável e saudável”, afirma Wanderley.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos participantes uma nova oportunidade de aprendizado, que, a partir do contato com as famílias que participam de projetos socioambientais, semelhantes ao Jucati Sustentável, puderam compartilhar experiências práticas do cotidiano.

O Sítio Oiteiro, localizado na região rural do município de Garanhus (PE) foi o cenário desse encontro, de uma “prática de socialização de saberes”. A moradora do sítio, D. Edivânia, participou do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional para o Semiárido de Pernambuco e possui no seu quintal o sistema de bioágua familiar.

Para sr. Ivailton, um dos futuros beneficiários do sistema de bioágua familiar pelo projeto Jucati Sustentável, a visita foi bem produtiva porque eles não tinham o conhecimento de como o sistema funcionava. Ele acredita que a iniciativa vai mudar a realidade do município em que mora.  O que mais chamou a sua atenção foi o plantio de milho: “Fiquei encantado com a plantação”, comenta o agricultor, que será capaz de produzir em seu quintal o alimento saudável para sua família, a partir da irrigação favorecida pelo sistema de bioágua.

O Projeto Jucati Sustentável é executado pela AVSI Brasil e conta com o financiamento da Fundação Banco do Brasil.