Anuncio

INTERIORIZADA PELO PROJETO ACOLHIDOS POR MEIO DO TRABALHO, VENEZUELANA CONSEGUE ESTABILIDADE NO BRASIL

Há quatro meses trabalhando em Santa Catarina, Maria Isabel fala sobre sua adaptação no país

A venezuelana Maria Isabel, 33, tinha uma vida tranquila ao lado de três filhos e de sua mãe, com um bom trabalho e estudando numa universidade na Venezuela. Porém, pouco a pouco, a grave crise econômica vivida em seu país impediu que ela pudesse garantir sozinha o sustento da sua família. Com isso, uma opção encontrada pela venezuelana foi buscar uma oportunidade no exterior que pudesse garantir um futuro melhor para todos da família. O destino escolhido foi o Brasil.

Os três filhos, Rosmere, 17, Roman, 12 e Keyder, de um ano, ficaram na Venezuela com os avós paternos quando Maria Isabel deixou o país no final de 2019. Ela seguiu para Roraima, onde ficou por dois meses e, em fevereiro foi selecionada para trabalhar em uma empresa na região Sul do Brasil. A oportunidade surgiu por meio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em parceria com a AVSI Brasil, que viabilizou a interiorização para a cidade de Seara (SC) através do Acolhidos por meio do trabalho, projeto que atendemigrantes e refugiados venezuelanos, além de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Durante três meses, período de experiência na empresa, a venezuelana contou com acomodação temporária oferecida pelo projeto, além do acompanhamento de uma assistente social para ajudá-la na adaptação junto à população local e à rede básica de serviços. Esse suporte proporcionou que ela guardasse as economias para conseguir um aluguel próprio e enviar ajuda para a família, que ficou na Venezuela.

Por um período Maria Isabel dividiu uma casa com um casal venezuelano, também interiorizado pelo projeto, e hoje conseguiu alugar uma casa próximo à empresa, onde mora sozinha. “A cidade é muito bonita, apesar de fazer muito frio. A gente vai se adaptando com essas diferenças de clima e de cultura, mas foi tudo muito positivo e estou feliz por estar aqui trabalhando”, diz a venezuelana.

Ela diz que a expectativa daqui para a frente é seguir trabalhando com responsabilidade e entusiasmo. “Assim vou conseguir seguir adiante, dando o melhor para os meus filhos. Só isso me importa”.

O projeto

Acolhidos por meio do Trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.