Anuncio

Jovem aprendizes são certificados na área de helpdesk e suporte ao usuário de informática

A iniciativa faz parte do Programa de Aprendizagem da AVSI que acompanha os jovens desde o do processo formativo até a contratação por empresas

O programa de aprendizagem da AVSI Brasil certificou, na última quarta-feira (03), 20 jovens aprendizes no módulo de Helpdesk e Suporte ao Usuário de Informática. Essa foi a segunda certificação da turma, que já tinha concluído o módulo de empregabilidade e competências para o mercado de trabalho.

Ao todo foram 24 aulas, entre teóricas e práticas, onde os estudantes aprenderam desde montagem e desmontagem de computadores à atendimento de suporte ao usuário. Felipe Sá, 18 anos, conta que além do conteúdo profissional, as aulas também agregaram no seu relacionamento com outras pessoas: “Nós aprendemos muitas coisas interessantes que vai nos ajudar a entrar no mercado de trabalho. Esse módulo nos ensinou não só a parte do trabalho em si, mas como nos relacionar e como ter carisma com as pessoas”.

Agora, após a conclusão dos módulos de aprendizagem, os jovens seguem para a etapa de percurso formativo da empresa simulada, onde presenciarão na prática o ambiente de trabalho. Eles passarão por seleções para serem contratados por empresas parceiras do programa de aprendizagem da AVSI. “A expectativa agora [para experiência dentro das empresas] são grandes, estou com ansiedade a mil para saber como será”, ressalta Gisele Silva, 19 anos.

A certificação, que aconteceu no Centro de Orientação da Família (COF), no subúrbio ferroviário de Salvador (BA), também marcou o fim do ciclo do professor Danilo Nogueira com o projeto. O professor de informática foi beneficiário do projeto Semeando Ciência em 2013 e, agora, teve a oportunidade de voltar como consultor da AVSI Brasil: “A sensação é de dever cumprido, de expectativa alcançada e de realização profissional. É um sonho realizado e isso mostra que estou no caminho certo. A AVSI transformou a minha vida ao ponto de hoje precisarem da minha mão de obra como profissional, sendo a mesma instituição que me formou no passado. Isso é um orgulho para mim”, destacou o profissional que recebeu homenagens dos alunos com vídeos e músicas.

Entidade formadora de aprendizes

A AVSI Brasil atua na gestão de projetos sociais em diferentes áreas de desenvolvimento e emergência humanitária no Brasil e é reconhecida como entidade formadora junto ao Ministério do Trabalho e Emprego desde 2011 – tendo efetuado a capacitação de centenas de jovens aprendizes em Salvador (BA).

Seu papel como entidade formadora movimenta-se pela gestão educacional do aprendiz à aplicabilidade do curso teórico. A AVSI Brasil também faz a intermediação das contratações e supervisiona o desenvolvimento dos jovens junto à empresa contratante. Desta forma, a organização faz o acompanhamento integral do processo formativo do jovem aprendiz desde o processo de seleção até o final do contrato.