Anuncio

Jovens aprendizes comemoram conclusão da formação teórica

Os participantes do Programa Jovem Aprendiz começam, nesta terça-feira (20), o início da fase prática da aprendizagem na empresa Odebrecht

A quarta-feira (14) começou cinzenta no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), mas, para 17 jovens aprendizes, a manhã seria de festa. Os jovens já ornavam a sala com bolas coloridas quando a equipe técnica da AVSI Brasil chegou para participar do encerramento da fase teórica do Programa Jovem Aprendiz Odebrecht. Os professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também se uniram ao grupo. Era dia de celebrar a formação de mais uma turma de aprendiz de Pedreiro de Alvenaria, que agora seguem para a fase prática da formação a ser realizada nas obras da empresa Odebrecht, na Reserva do Paiva (PE).

Os aprendizes mostravam nos olhos a alegria de vencer mais uma etapa do início de sua vida profissional. Além da felicidade de completar a fase teórica, a jovem Alaísa Kellen do Nascimento, de 21 anos, tinha um motivo especial para se orgulhar da conquista e continuar trilhando a sua trajetória com afinco. “Minha tia que considerava como uma mãe para mim faleceu há 3 meses e quero continuar esse curso por mim e por ela”, explicou. Para honrar a memória da sua tia, ela pretende cumprir a fase prática e posteriormente estudar Segurança do Trabalho, disciplina estudada na fase teórica e que deseja se aprofundar.

A técnica social da AVSI Brasil, Wildna Nascimento, participou da comemoração e aproveitou o momento para relembrar posturas essenciais para o sucesso dos jovens na fase prática. Nascimento sugeriu aos jovens que percebam os chefes como pessoas que podem dar boas referências no desafio que aguardam no canteiro de obras. “A AVSI Brasil está aqui para que vocês se tornem profissionais de sucesso seja ela na profissão de pedreiro ou outra carreira escolhida”, apoiou.

Para o aprendiz Rafael Ferreira Brasil, 19 anos, o desafio começou ainda na fase teórica da aprendizagem, mas aos poucos percebeu que os ensinamentos não eram tão difíceis e nem impossíveis de serem aprendidos. “Desse momento, levo muitas coisas boas. O estímulo da turma que me ajudou a não desistir do curso e o conhecimento que adquiri com os professores”, pontuou.

Como objetivo, o aprendiz pretende seguir a área e se aprofundar por meio de cursos técnicos. “Eu espero que dê tudo certo lá na obra e que eu possa realizar todas as coisas que me solicitarem. Tudo o que eu aprendi aqui foi ótimo”, revela. Rafael e seus colegas de turma cumpriram uma carga horária de 480h de aulas distribuídas em seis meses e terão de cumprir mais 480horas de atividades práticas no canteiro de obras.

O Programa Jovem Aprendiz Odebrecht qualifica jovens, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para inseri-los no mercado de trabalho por meio da aprendizagem estabelecida pela Lei Nº 11.788/08, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005. A AVSI Brasil acompanha esses jovens tanto no processo seletivo quanto durante o processo de qualificação profissional e contribui na formação humana dos aprendizes.