Anuncio

Jovens aprendizes participam de atividades educativas

Debate sobre carreira e formação profissional, visita ao Centro Histórico e teatro são algumas das atividades realizadas este mês

Ampliar o conhecimento e enriquecer o repertório cultural. Esse foi o objetivo das atividades realizadas em janeiro com os jovens participantes do Programa de Aprendizagem da AVSI Brasil em Salvador (BA).

Debate sobre carreira e formação profissional, visita ao Centro Histórico, ao Teatro Sesc e museu de gastronomia da Bahia foram algumas das atividades realizadas. Os encontros marcam o fim do percurso de aprendizagem de alguns jovens, que durou 16 meses.

Para a coordenadora pedagógica Milena Nunes, que acompanha os aprendizes, “atividades dessa natureza são necessárias para quem acredita que educar é introduzir à realidade total. É gratificante notar como cada um, pouco a pouco, vai amadurecendo. Porque primeiro você propõe, depois você se retira e o jovem continua a propor a si mesmo e a outros”.

Carreira e formação profissional

Entre as ações realizadas, aconteceu, no último dia 12, um debate com a presença de 30 jovens aprendizes e profissionais de áreas como psicologia, jornalismo, engenharia civil, enfermagem e história. A atividade ocorreu em dois turnos e teve como finalidade promover a discussão sobre carreira e formação profissional.

Na ocasião, os convidados contaram a trajetória profissional e pessoal e esclareceram dúvidas dos aprendizes. “Não dá para ser medíocre ou mediano no trabalho. É preciso ser bom, por isso é necessário ter fome de saber”, afirma o analista de sistema Valter Santos.

“Estar diante daquelas pessoas, podendo conhecer o percurso profissional de cada um foi muito rico, pois me ajudou a entender minhas dúvidas, abrindo uma janela para enfrentar um dos dramas da minha realidade na faculdade. Inclusive uma das falas que me despertou foi a de Valter quando ele relatou sobre sua primeira nota baixa que o ajudou a estudar mais, pois nesse dia eu estava com a mesma sensação e ouvindo isto me causou certeza de persistir e superar a dificuldade. Estou muito grata”, comentou a aprendiz Andreia Tavares.

Para a enfermeira Arlete Bonfim, “é preciso se dedicar, fazer aquilo que você gosta, correr atrás, suprir a necessidade da escola, do conhecimento que não teve, porque o seu melhor currículo é a sua ação, o trabalho que você desenvolve”.

“Eu vejo hoje na universidade muitos jovens sem brilho, opacos. O que eu vi hoje foram jovens com um ponto de desejo aceso, provocados a querer entender como é possível viver num mundo confuso e sem esperança”, ressalta a professora Silvana Carvalho.

A aprendiz Carolaine Nascimento contribuiu com o evento cantando músicas autorais e emocionou os presentes com versos que retratam as angústias e percepções de jovens em relação ao mundo do trabalho e a sociedade atual.

“Como disse a música que ouvimos, precisamos de um coração cheio, precisamos de algo que nos leve ao nosso destino, que é ser feliz. A realidade se impõe, precisamos viver agora, o real, o que tenho. Não há necessidade de não querer sonhar, nada é impossível se você quer”, comenta o engenheiro civil Jean Santana.

Programação cultural

Além do debate, na manhã de ontem, 19, os jovens foram ao Centro Histórico de Salvador e puderam conhecer a beleza dessa área da cidade por meio da visita guiada por Padre Emílio Belani.

“Gostei muito do passeio, primeiro porque Padre Emilio é maravilhoso e a maneira como explicava as coisas foi encantador. Foi muito interessante. A gente se dispersava em alguns momentos, mas ele conseguia atrair a atenção de volta”, lembra Thalita Chagas.

“Muitos ficaram fascinados ouvindo e conhecendo a história da cidade onde moram. Havia surpresa, curiosidade e comoção expressa através do silêncio, da paciência e da atenção para aderir ao que era proposto”, lembra Milena Nunes. “Há sempre um rosto surpreso, um olhar questionador e uma alegria estampada na face dos jovens quando realizamos eventos assim. Aquilo que muitas vezes é obvio para nós não é para eles”, ressalta a coordenadora.

Aprendizagem AVSI Brasil

Como entidade formadora, a instituição realiza o percurso formativo e articula a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Isso ocorre através da parceria com empresas privadas como ações de responsabilidade social, comtemplando uma trajetória que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento, a princípio, de indivíduos, em sequência, da nossa sociedade.

O programa de aprendizagem é composto por 1.280 horas, sendo 400h de Formação Teórica e 880h de Formação Prática. A inciativa capacita jovens nas áreas de Elétrica, Suporte aos Usuários de Informática (helpdesk), Pedreiro, Encanador, Carpintaria e Almoxarifado. Seu diferencial está na Formação Humana, possibilitando aos jovens conhecer e valorizar suas tradições e referências.

As empresas que realizam parceria com a AVSI Brasil contam com apoio para a definição e implementação de programa interno de aprendizagem, além da realização do processo seletivo. Os jovens, por outro lado, recebem a orientação vocacional, a formação teórica, o acompanhamento na educação formal e durante a prática na empresa. Durante o programa, os aprendizes recebem fardamento e material didático.