Anuncio

Missão dá início a parceria entre AVSI Brasil e AVSI Peru

A programação incluiu participação em evento com primeiro ministro da Itália

A experiência adquirida em 30 anos de atuação no território brasileiro faz da AVSI Brasil uma instituição que tem muito a contribuir com organizações cujo objetivo principal é o desenvolvimento de pessoas.

É nesse contexto que se insere a missão ao Peru, realizada no período de 21 e 28 de outubro. A viagem da equipe da AVSI Brasil, formada pelo presidente Fabrizio Pellicelli, pelo vice-presidente Jacopo Sabatiello e pela assessora da diretoria Paula Alves, dá início à parceria entre as duas instituições.

Da AVSI Peru, participaram da missão Daniela Altini, responsável pela AVSI no Peru, além da sua equipe técnica local.

Assistência técnica

Atualmente, a AVSI Peru é uma filial da Fundação AVSI, mas, como a AVSI Brasil, percebeu a necessidade de se tornar uma organização local autônoma, em termos financeiros e também no desenvolvimento das atividades, porém vinculada a sua origem, já que continuará pertencendo à rede da Fundação AVSI.

A AVSI Brasil irá apoiar a filial peruana na aplicação do modelo de estrutura organizativa e de gestão para contribuir com o seu crescimento, seja em termos de desenvolvimento de novos projetos, corresponsabilidade ou sustentabilidade a nível local, além do diálogo com a Fundação AVSI.

De modo específico, contribuiremos com o fortalecimento do trabalho em equipe e do desenvolvimento de projetos e iniciativas, a promoção das parcerias e relações institucionais com o setor privado, organizações internacionais e governo local e a reorganização da filial, promovendo o lançamento de uma associação local, a AVSI Peru.

Agenda

Além da temática organizacional, a missão incluiu a participação da AVSI Brasil no encontro do primeiro ministro italiano, Matteo Renzi, com organizações não governamentais italianas que atuam no Peru. No Fórum de Comércio, outro evento que fazia parte da visita oficial do primeiro ministro, a equipe AVSI participou como convidada e teve a oportunidade de presenciar duas mesas de discussão especializadas sobre oportunidades da América Latina em temas específicos. O evento reunia, além do Vice-Ministro de Desenvolvimento Econômico e do Vice-Ministro de Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, um grande número de empresários italianos que atuam nos mais diversos setores da economia no Peru. Os encontros foram relevantes na medida em que indicaram a postura da Itália de continuar a incentivar os laços de cooperação entre os países.

Outro ponto forte da programação foi a visita ao projeto da CEPROAA (Cooperativa Central de Productores Agropecuarios de Amazonas), em Bágua, na Região Amazônica do Peru. A equipe pôde conhecer uma plantação de cacau e como funciona a produção do fruto, que dá origem ao chocolate UTKKU, comercializado pelos produtores locais.

Foi muito interessante realizar essa missão e conhecer uma realidade tão diversa. Me impressionou a expertise deles no trabalho com os produtores rurais e a cooperativa de café e cacau. Da nossa parte, colocamos nossa experiência à disposição dos nossos colegas da AVSI no Peru”, comenta Pellicelli.