Anuncio

Nós e os refugiados: apoie um projeto na Síria por meio da Campanha Tendas

Saiba como “dar uma esperança concreta” a milhares de refugiados

“Diante da tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte pela guerra e pela fome, e estão no caminho em busca de uma esperança de vida, o Evangelho nos chama, nos solicita a estar mais “próximos” dos menores e abandonados. A dar-lhes uma esperança concreta. “Não somente dizer: Coragem, paciência!”… A esperança é combatida com a tenacidade de quem vai atrás de uma meta segura”.

Papa Francisco

Do Sudão do Sul até as nossas cidades, passando pela Síria e pelos campos de refugiados no Iraque, Líbano e Jordânia. A Campanha Tendas desse ano propõe assegurar o caminho daqueles que foram obrigados a deixar a própria casa. Ao menos por um tempo.

A AVSI acolhe o apelo do Papa Francisco que propõe “dar uma esperança concreta” aos milhares de refugiados que cada dia fogem das guerras, das perseguições ou dos desastres naturais, em busca de um futuro melhor.

No Brasil, a Campanha Tendas 2015-16 convida a apoiar um projeto na Síria.

Síria: Para viver em Aleppo

Samir, 32 anos, sírio, vive no centro de acolhimento da Custódia da Terra Santa em Aleppo: “Todos os dias peço a Deus que não nos deixe cair uma bomba na cabeça. Mesmo a água está se tornando uma arma de guerra: não a encontramos sempre e algumas vezes está poluída. Mas aqui, junto com os frades reativamos os poços. E embora esteja faltando quase tudo, você se sente acolhido como um membro da família. O seu problema se torna deles e não importa qual religião seja a sua. Você é um irmão”.

Há quatro anos, Aleppo vive sob o domínio de um cerco impiedoso: dividida em áreas controladas por diversas facções que lutam entre si incessantemente, é bombardeada todos os dias e é privada de água e de eletricidade. Cerca de 80% dos habitantes de Aleppo perderam o trabalho e vivem na pobreza. Desde 2011, foram mortas 250 mil pessoas na Síria.

A grande maioria dos cristãos, perseguidos por grupos de terroristas do jihad, fugiu. Para responder a essa emergência humanitária, a AVSI apoia as atividades da Custódia da Terra Santa, coordenadas pela Associação pró Terra Santa.

A prioridade agora é o centro de acolhimento de Aleppo, situado na Paróquia de São Francisco, no bairro de Azizieh, que acolhe mais de 200 pessoas desabrigadas por dia. Aqui, as famílias encontram um lugar para dormir, comida, roupas, remédios, mas sobretudo um lugar de paz e de acolhimento.

Os frades organizam a reconstrução das casas, fornecem assistência psicológica, animam a vida paroquial e as atividades do oratório. “Cuidar daqueles que precisam sem distinção de raça ou religião é o sentido da missão franciscana na Síria. Ajude-nos a nos manter na Síria”, diz o padre Pierbattista Pizzaballa, custódio da Terra Santa.

Conheça a campanha Tendas.

Faça parte dessa história!

Doe agora e se torne protagonista dessa ação. 

Banco Itaú

Agência 3241

Conta Corrente 07654-0

Fundação AVSI

CNPJ 04.186644/0001-77

Mais informações: ascom@avsi.org.br / 71 3555-3355