Anuncio

Novos colaboradores participam de formação em Roraima

Compondo a programação do encontro, os profissionais visitaram o abrigo Rondon I, que completou 1 ano em julho

Para integrar os novos colaboradores da AVSI Brasil em Boa Vista, foi realizado na capital de Roraima um encontro de formação no mês de julho. O evento reuniu cerca de 45 pessoas que participaram de palestras sobre o projeto de Gestão de Abrigos, uma iniciativa realizada em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) – a Agência da ONU para Refugiados, que integra a Operação Acolhida, do Governo Federal.

A formação buscou promover a integração entre novos e antigos colaboradores da instituição, além de apresentar as atividades desenvolvidas pela AVSI Brasil, mais especificamente em Roraima, reforçando a visão e missão da organização.

Para Beatriz Nina, agente social, o treinamento foi uma experiência de aprendizado não só para os novos colaboradores, mas também para os mais antigos. “Compartilhar experiências e vivências, integrar equipes e alinhar nosso trabalho faz toda a diferença, e o resultado é sempre positivo”, acrescenta.

A programação contou com visitas aos abrigos Rondon I e II, em Boa Vista. Segundo a oficial de gestão de casos de proteção da AVSI Brasil em Roraima, Tassia Sodré, o momento foi importante por permitir compreender mais sobre as ações sociais do trabalho realizado pela equipe AVSI.

Além dos colaboradores da AVSI Brasil, participaram também da formação as representantes do ACNUR, que abordaram através de uma dinâmica a temática de migração e refúgio relacionada às atividades desempenhadas pelos colaboradores no projeto.

“Já estou envolvida há 2 anos na operação de acolhimento aos imigrantes, porém cada área da operação é diferente, por isso a importância de conhecer os protocolos de cada organização e seus princípios. As informações sobre como gerir um abrigo e todos os dados que recebemos da equipe ACNUR foram muito importantes para iniciarmos o trabalho mais conscientes e preparados para o desafio”, afirma Graziela Felisbino, cordenadora do abrigo Latife Salomão, sediado também em Boa Vista.

1 ano de abrigo

Ainda no mês de julho, foi comemorado o aniversário de um ano do abrigo Rondon I, em Boa Vista. A festa, organizada pelos venezuelanos que vivem no local, contou com apresentações de dança, artes marciais, canto, coral e partidas de vôlei.

Mais do que celebrar o aniversário, o evento também buscou incentivar a confiança e trazer um pouco da cultura venezuelana, proporcionando um ambiente mais leve e extrovertido. A comemoração contribui também para reforçar a missão da AVSI Brasil de promover o desenvolvimento de pessoas, não se limitado a soluções técnicas, mas buscando valorizar a sua dignidade.

Foi um momento de integração dos moradores e de celebrar não só a acolhida, mas também a oportunidade de reconstruir as suas vidas”, afirma Priscila Topázio, analista de projetos da AVSI Brasil.

Cerca de 800 pessoas estiveram presentes na celebração do Rondon I, um dos maiores abrigos do estado de Roraima, entre elas representantes da ACNUR e das Forças Armadas, além da participação e envolvimento dos próprios moradores do abrigo.