Anuncio

OBRAS EDUCATIVAS RECEBEM DOAÇÃO DE MÁSCARAS PRODUZIDAS PELA APAC BELO HORIZONTE

As máscaras foram produzidas a partir da campanha ‘Humanizar a pena, promover a vida’, criada no âmbito do projeto Além das Fronteiras Brasileiras

Como resultado da campanha ‘Humanizar a pena, promover a vida’, organizada pela AVSI Brasil a partir do projeto Além das Fronteiras Brasileiras (Más Allá de las Fronteras) e co-realizado com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), parte da produção de máscaras da APAC de Belo Horizonte foi destinada à doação para famílias e funcionários das Obras Educativas Padre Giussani.

As Obras retornaram suas atividades presenciais no início do mês de maio, após autorização da prefeitura de Belo Horizonte, considerando a aplicação de protocolos de segurança e higiene, além de todas as orientações dos órgãos de saúde. Apesar das atividades presenciais retornarem somente agora, a equipe de professores e demais funcionários continuou ativa desde o início da pandemia, propondo dinâmicas virtuais para as crianças e famílias atendidas pelas creches.

Nesse período em que não receberam presencialmente os alunos, aconteceram reformas e reparos nos espaços físicos, além de ligações e vídeo-chamadas entre as educadoras com as crianças e famílias, doações de materiais e cestas básicas para as famílias atendidas pelas Obras e uma oficina virtual em parceria com o BDMG Cultural.

“A doação de máscaras é muito importante para as nossas Obras, porque existem famílias beneficiárias que necessitam dessa ajuda. Algumas crianças chegam com máscaras não apropriadas ou até mesmo faltando para o dia inteiro. Com a doação, nós podemos ajudar que o retorno às aulas seja seguro para elas e para nós, responsáveis”, conta Isabella Gabrielle, mãe do Miguel, aluno da creche Jardim Felicidade.

Para que a retomada das atividades presenciais ocorresse de maneira segura, as equipes das creches prepararam um retorno gradual, iniciando com crianças do terceiro período, para, em um futuro próximo, poder incluir as demais idades. Neste sentido, também foram passadas orientações para que os pais e responsáveis cuidem da prevenção contra a COVID-19, incentivando as crianças a utilizar máscaras protetoras que tampem boca e nariz durante todo o dia, lavar bem as mãos e evitar a aglomeração, não somente nos espaços da creche, mas também em casa.

AVSI Brasil e Obras Educativas

Desde 1993, instituições educativas do Brasil são parceiras da AVSI. Atualmente, são apoiadas obras que promovem educação infantil, reforço escolar, iniciativas de educação em tempo integral, formação de educadores e assessoria nutricional para centros educacionais em Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis, Brasília, Manaus e Macapá.

As Obras Educativas Padre Giussani, fundada por Rosetta Brambilla, amiga e colaboradora da AVSI Brasil há muitos anos, é um grupo de 6 instituições sem fins lucrativos que faz parte de uma rede de apoio social, atende cerca de 1.200 crianças, adolescentes e suas famílias na região norte de Belo Horizonte. Têm como objetivo o acolhimento e a educação, educando os adultos e as crianças a olharem para si e para a realidade, ajudando a trazer à tona o que eles são em sua natureza verdadeira”.

Conheça mais o trabalho das Obras Educativas em: https://obraseducativas.org.br/

Além das Fronteiras Brasileiras

A iniciativa, financiada pela União Europeia, surge com o objetivo de reforçar a atuação das APACs em nível internacional. Especificamente, contribui para a criação, consolidação e fortalecimento de uma rede de organizações da sociedade civil na América Latina de cooperação internacional na promoção dos direitos humanos da população carcerária e no combate a atos de tortura, maus tratos, penas cruéis, desumanas e degradantes, a partir da experiência metodológica das APACs.

Sobre as APACs

As APACs são Organizações da Sociedade Civil que têm como objetivo a humanização das penas privativas de liberdade e a promoção dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade através de um trabalho voltado para sua ressocialização efetiva.