Anuncio

Organizações da sociedade civil assinam termo de parceria com o projeto Árvore da Vida

Projeto é executado pela AVSI Brasil na cidade de Betim, em Minas Gerais.

Os dez projetos selecionados pelo edital do Árvore da Vida, localizado na cidade de Betim, em Minas Gerais, realizaram assinatura dos termos de parceria. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas fizeram parte do curso de capacitação do projeto. O evento simbólico de assinatura aconteceu no dia 31 de março, no Espaço Colheita, o coworking social do Árvore da Vida, inaugurado em dezembro de 2022.

As OSCs participantes têm projetos nas mais diferentes áreas de atuação dentro da região do bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG). Esporte, cultura, educação inclusiva, empoderamento e atuação contra violência de gênero estão entre os trabalhos já desenvolvidos pelas organizações, que serão potencializados com a execução de seus projetos. Os projetos iniciam neste mês de abril e têm duração de seis meses.

Jacqueline Roberto da Silva é coordenadora do Espaço Saber Brincando e Aprendendo (ESBA), uma das OSCs parceiras do Árvore da Vida. Seu projeto é voltado à alfabetização de crianças com deficiência e dificuldade de aprendizado, uma demanda que surge em casa, da criação de seus dois filhos autistas. Para Jacqueline, o curso de formação e a participação no edital foram fundamentais para as organizações ampliarem suas trajetórias de transformação social no bairro. “Nos deu um leque muito grande para aprofundar ainda mais nosso conhecimento e desenvolver nossa comunidade”, disse a coordenadora do ESBA.

Cacia Maiza dos Santos teve seu projeto aprovado para realização de atividades com mulheres em situação de violência e violência doméstica. Através de oficinas de crochê com troca de saberes, suas ações propõem a reflexão e, também, o alerta para situações de violência, com uma abordagem baseada na conversa. Suas expectativas para o início das atividades são grandes, assim como os desafios do projeto.

“Muita vontade de ajudar essas mulheres, pois a vulnerabilidade é grande. A violência está em praticamente todos os lares, às vezes disfarçada, como a violência verbal. Mas é importante mostrar que não sou eu que vou resolver isso. Nas oficinas a gente trabalha a reflexão, a gente ajuda elas a pensar sobre isso.”

O edital de fortalecimento de OSCs da comunidade e o curso de capacitação de lideranças comunitárias fazem parte do Projeto Árvore da Vida, executado pela AVSI Brasil, com o financiamento do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. O projeto também é o responsável pelo Espaço Colheita, o primeiro coworking voltado a projetos e empreendedorismo social de Betim.