Anuncio

Pernambuco: Famílias atendidas pelo projeto Além das Enchentes participam de Chá Terapia

Famílias atendidas pelo projeto Além das Enchentes, em Pernambuco, participaram de uma oficina de Chá ‘Terapia’, que teve como objetivo conscientizá-las sobre os benefícios de produtos naturais e de plantas que podem ser encontradas no quintal das suas casas.

A atividade, realizada pela AVSI Brasil em parceria com Núcleo de Apoio e Atenção a Família (NASF), da cidade de Goiana, atendeu 30 famílias, que já fazem parte dos grupos terapêuticos e atendimentos individuais disponibilizados pelo projeto.

“Ressaltamos que a ideia não é que os chás substituam os fármacos, mas que sejam utilizados como práticas integrativas. Além de despertar a atenção dessas pessoas para que evitem o consumo de medicamentos para pequenas queixas”, pontuou Tatiana Belo, coordenadora da iniciativa Além das Enchentes (PE).

A iniciativa surgiu a partir de relatos de beneficiários registrados durante os atendimentos individuais e nas reuniões dos grupos terapêuticos. Durante a realização da ação ‘Chá como Terapia’, foi explicado a propriedade de cada planta, a forma correta de higienização, o corte certo para realização, preparo e consumo da erva medicinal.

“Trazer a utilização de produtos naturais a nível de tratamento, principalmente de espécies encontradas no quintal de suas casas é uma alternativa junto com atendimento psicoterápico e também alopático, dependendo do caso, no combate as doenças que envolvem tanto o físico como o mental, pode ser considerado uma alternativa, explicou a psicóloga, Aureni Braz.

Ao longo dos sete meses dos atendimentos psicológicos, os profissionais do projeto notaram alta demanda no número de famílias e beneficiários atendidos que relatam sofrer crises de ansiedade, insônia, estresse, hipertensão, diabetes, bem como um histórico de automedicação com ansiolíticos, antidepressivos, anti-hipertensivos e outros fármacos.