Anuncio

PLATAFORMAS ONLINE SãO ADOTADAS PARA PROMOVER CAPACITAçãO PROFISSIONAL

Para continuar atuando durante o período de isolamento social sem prejudicar os beneficiários, os projetos adoram reuniões online e acompanhamento pelo WhatsApp

Devido a pandemia do novo coronavírus e as recomendações das autoridades de saúde de isolamento social, evitando aglomerações, as ações sociais tiveram que incorporar novos hábitos às rotinas. Visto que a grande maioria dos projetos da AVSI Brasil acontecem na rua e com interação direta com pessoas, a internet se tornou uma grande aliada para a continuação as atividades.

Nesse contexto, para continuar realizando as atividades, adaptações tiveram que ser tomadas como no caso dos projetos Enel Compartilha Empreendedorismo, MultiplicAtores e Enel Compartilha Liderança em Rede. As iniciativas realizadas em parceria com a Enel contam com um grupo específico de beneficiários, o que facilita a proximidade e mobilização das pessoas envolvidas.

O Enel Compartilha Liderança em Rede já utilizava grupos de WhatsApp com os beneficiários para estabelecer um canal direto de comunicação em relação às demandas das comunidades. Porém, na quarentena, o projeto que atua nos estados do Ceará, Goiás e Rio de Janeiro está utilizando este canal para compartilhar o conteúdo das reuniões mensais que não podem acontecer presencialmente. Agora, os grupos se transformaram também em um ambiente de troca de conhecimento.

Outro projeto que também já utilizava o WhatsApp é o Enel Compartilha Empreendedorismo. Através do aplicativo as equipes da AVSI Brasil fazem contato direto com os grupos produtivos do Rio de Janeiro e Ceará, porém, as reuniões mensais que aconteciam tiveram de ser adaptadas para videoconferências, através da plataforma Microsoft Teams.

“Essa nova modalidade com as plataformas online é um tanto desafiadora, porque o público-alvo do projeto são senhoras que tem pouco contato com esse tipo de tecnologia. Apesar disso, podemos notar um esforço da maioria para conseguirem participar das reuniões e esse esforço acaba sendo uma resposta muito gratificante para nós”, afirma a promotora social do projeto no Rio de Janeiro, Paolla Marins.

Voltado para a capacitação de jovens na entrada do mercado de trabalho, o projeto MultiplicAtores está realizando seus encontros semanais também por videoconferência. O analista de comunicação da AVSI Brasil, Luan Herdi, participou de algumas destas reuniões e conta que “na atividade que propomos em um encontro, precisávamos nos dividir em grupos para realizar a dinâmica. Desta forma, criamos algumas salas de videoconferência paralelas para que os grupos se dividissem durante a atividade e depois voltamos para a sala principal. Foi impressionante ver como tudo deu certo e a dedicação deles para cumprir a atividade. O mais legal é que, talvez sem perceber, os jovens estão se acostumando com esse tipo de ferramenta, o que já é um grande diferencial no mercado de trabalho”.

As atividades desenvolvidas remotamente são respostas para o cenário inédito vivenciado por causa da COVID-19, e estão sendo realizadas principalmente para não deixar os projetos parados e continuar promovendo o desenvolvimento das pessoas.