Anuncio

Primeira infância é tema de formação para famílias do Subúrbio de Salvador (BA)

A ação faz parte do Programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, que em parceria com a AVSI Brasil beneficia cerca de 500 famílias

O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, é uma iniciativa de estímulo ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de ações de formação de familiares e educadores. Realizada pela AVSI Brasil em Salvador (BA), a ação beneficia cerca de 500 famílias do Subúrbio Ferroviário da capital baiana por seis meses.

O Crescer Aprendendo se apresenta como uma resposta aos desafios relacionados à primeira infância no Brasil, a exemplo do conhecimento insuficiente das famílias sobre a importância desses primeiros anos e dos direitos da criança, a pouca responsabilidade coletiva/comunitária para o desenvolvimento infantil, a falta de espaços seguros para o brincar e a escassez de dispositivos formativos com informações sobre a primeira infância.

As famílias beneficiadas pela iniciativa contam com seis meses de formação, onde além da criação de uma rede de apoio, terão acesso a textos, vídeos com especialistas, lives, apoio online de uma psicóloga e plantão de dúvidas sobre aspectos da primeira infância. O principal meio para o compartilhamento desses materiais é o Whatsapp.

“Eu estou participando da formação e está sendo muito bom. A psicóloga tem me ajudado a lidar com alguns problemas do passado. Ela conversa bastante comigo e isso tem ajudado a melhorar minha autoestima. O jeito que eu cuido e brinco com meu filho melhorou. Agora eu tenho mais paciência com ele”, conta Edneia Oliveira, participante da ação.

A família beneficiada, ao participar da formação, também conta com um apoio alimentar por meio de um cartão alimentação da Ticket® no valor de R$60,00 mensais pelo período de 03 meses. Para Joelma Sacramento, esse apoio tem feito a diferença. “Receber esse cartão é uma grande ajuda, pois estamos desempregados, aí já alivia muito. Eu tenho seis filhos e esse é um suporte importante para a gente”, conta Joelma.

O programa Crescer Aprendendo impacta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados a primeira infância, como o ODS 03, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e o ODS 04, que assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.