Anuncio

Programa Urban 95 desenvolve iniciativa para melhoria de espaços de lazer para crianças

Crianças, pais e cuidadores, participaram de uma pesquisa com a finalidade de conhecer suas impressões sobre o desenvolvimento do projeto e o que é esperado

Com o intuito de promover a integração familiar e proporcionar espaços de lazer e circulação de crianças, a iniciativa Parque e Oportunidade para as Famílias desenvolveu uma pesquisa com crianças brasileiras e migrantes, moradoras do abrigo Rondon 3 e seus arredores, além do bairro Pintolândia em Boa Vista (RR).

A iniciativa faz parte do programa Scale-up Urban 95 Boa Vista que vem desenvolvendo ações em prol da primeira infância, com a visão de beneficiar o crescimento integral das crianças de 0 a 6 anos e o bem-estar de seus pais e cuidadores.

Para desenvolver a pesquisa com as crianças foram realizados jogos lúdicos incluindo pinturas, desenhos, contação de histórias, brincadeira com palhaços, animação com músicas infantis, entre outras, com o objetivo de criar um ambiente confiável e confortável que ajudasse as crianças a expressarem seus desejos, sonhos e o que gostariam de ter para brincar na sua cidade. Ouvir os pequenos nesse processo é, além de dar voz a suas opiniões, mostrar que eles podem contribuir de alguma forma para o futuro da primeira infância em Boa vista.

Além disso, pais e responsáveis também participaram da pesquisa, demostrando expectativas quanto a integração de famílias migrantes e brasileiras. Zuleima Aguilar, venezuelana e mãe de cinco filhos, foi uma das participantes e destacou a importância da presença de profissionais qualificados nos parques. “Gostaria que houvesse áreas verdes, muita iluminação e pessoal qualificado para lidar com crianças pequenas, já que as crianças de 0 a 3 anos não são comumente levados em conta nos parques”. Já para a beneficiária Ivana Jimenez o ideal é que o parque tenha jogos educativos e seja também um espaço para que as crianças possam aprender.

Com a participação dos pais e responsáveis nas pesquisas é esperado que eles também se sintam estimulados a assumir o compromisso de cuidar do espaço que vai ser inserido futuramente na cidade, ajudando a manter as áreas verdes e a limpeza do local.

Arancha Pereira, antropóloga da Universidade Federal de Roraima e uma das realizadoras da pesquisa, conta que as crianças precisam de espaços para se sentirem independentes, pois isso ajuda no desenvolvimento. “Aprendi com as crianças que elas são atores sociais ativos, que precisam de espaço para serem autônomas e independentes. Através de brincadeiras, elas desenvolvem o imaginário infantil potencializado a partir de suas observações, experimentos, escutas e intepretações de suas vivências diárias e assim também produzem formas de conhecimentos”, completa.

O projeto

O projeto Scale-Up Urban 95 – Boa Vista procura apoiar as políticas e programas de Primeira Infância em Boa Vista, consolidando um modelo operacional sustentável, através da utilização de tecnologia e gerenciamento de dados para aprimorar a oferta de serviços, ampliar a utilização de espaços públicos e promover melhorias na mobilidade.

A Fundação Bernard van Leer, financiadora do programa, é pioneira no mundo pela implementação da estratégia Urban 95, que promove espaços públicos saudáveis, seguros e amigáveis, para as crianças, seus pais e cuidadores. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida em várias cidades arredor do mundo e agora é a vez de Boa Vista, em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, o direcionamento técnico da AVSI Brasil e o apoio da Fundação AVSI.