Anuncio

PROJETO PROMOVE AUTONOMIA FINANCEIRA PARA MIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL

A AVSI atua diretamente no acolhimento e interiorização de venezuelanos refugiados no Brasil

Sair do país de origem por falta de perspectivas financeiras. Essa foi a realidade de milhares de pessoas, principalmente a partir de 2018, com a acentuada crise pela qual passa a Venezuela. Segundo o Conare (Comitê Nacional para Refugiados), a situação política e econômica enfrentada pelo país foi reconhecida pela comunidade internacional como uma crise humanitária – pela grave e generalizada violação de direitos humanos.

Desde então muitas famílias recorreram aos países mais próximos, como Colômbia, Peru e Equador. O Brasil também foi o destino de muitos migrantes e solicitantes de refúgio nos últimos anos. Dados do Conare apontam que aproximadamente 43 mil pessoas vivem no Brasil na condição de refugiado. Deste número, cerca de 38 mil são venezuelanos.

Nos últimos anos, a principal entrada para milhares de venezuelanos no Brasil foi pela fronteira com Pacaraima (RR), seguindo depois para a capital Boa Vista, o que motivou um acúmulo de pessoas abrigadas na região. Apesar da fronteira com o país vizinho ter sido fechada em março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, milhares de famílias ainda seguem nos abrigos de Roraima na esperança de conseguir alguma oportunidade no Brasil.

A AVSI Brasil atua em Roraima sendo responsável pela gestão de oito dos 13 atuais abrigos que acomodam os migrantes e solicitantes de refúgio. O objetivo principal do projeto Centros de Recepção e Assistência de Venezuelanos é fortalecer as ações da Operação Acolhida, força-tarefa humanitária liderada pelo governo brasileiro e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Atualmente, cerca de cinco mil pessoas continuam nos abrigos em Boa Vista.

Incentivo por meio do trabalho

Em outubro de 2019, a AVSI Brasil iniciou, também, o projeto Acolhidos por meio do trabalho, que visa apoiar a integração socioeconômica de venezuelanos no Brasil. A iniciativa facilita a interiorização de migrantes e refugiados que estão nos centros de acolhimento em Roraima para outras cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho, auxiliando na seleção dos candidatos à vaga de emprego, disponibilizando até três meses de moradia para os selecionados e suas famílias, e fornecendo assistência social nos municípios de destino no intuito de facilitar a adaptação dos venezuelanos junto à população local.

“Nós acreditamos que uma oportunidade de trabalho é principal ferramenta para apoiar essas pessoas a se tornarem protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Depois de todo o apoio oferecido na acolhida em Roraima, entendemos que é importante ajuda-las a retomar uma perspectiva de futuro, por meio do acesso ao mercado formal e renda, fatores importantes na integração da população venezuelana no Brasil. Nosso projeto, além de facilitar contratações de venezuelanos, também incentiva a interiorização do grupo familiar, uma vez que é um grande facilitador para que a pessoa contratada permaneça no emprego e se adapte mais rapidamente na nova comunidade”, explica Thais Braga, gerente especial do projeto na AVSI Brasil.

Resultados positivos

Em fevereiro deste ano, uma ação conjunta entre a AVSI Brasil e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) garantiu a interiorização de 86 venezuelanos, 67 deles para trabalhar em um frigorífico na região Sul do país, e o restante foi como acompanhante familiar. “Foi o primeiro grupo interiorizado pelo projeto e estamos satisfeitos com o resultado. Passados os três primeiros meses de experiência no novo trabalho, a adaptação dos venezuelanos foi cem por cento positiva”, explica Thais

Como funciona o projeto

A partir de um contato com empresas do país, a AVSI Brasil identifica os perfis e posições abertas, de acordo com a disponibilidade das organizações. Em seguida a ONG cruza essas informações com os dados mantidos no sistema cadastral do Exército Brasileiro e dos abrigos de Boa Vista e pré-seleciona potenciais candidatos para a vaga que estejam interessados em serem interiorizados para outras cidades. Uma lista de currículos é gerada e enviada para que a empresa faça uma avaliação dos candidatos. A seleção para a realização de uma entrevista é realizada pela empresa, seguindo seu fluxo normal e de acordo com a sua política de recrutamento. Confirmada uma entrevista de emprego, a AVSI Brasil facilita o diálogo entre empresa e candidato, que pode ser realizado presencialmente, em Roraima, ou por meio digital. Com as condições de trabalho e remuneração já apresentadas para os candidatos, os selecionados são encaminhados pela ONG para a realização de exame psicológico e admissional em Roraima que também fica responsável pelo encaminhamento dos venezuelanos para a localidade da empresa, com o apoio do Exército Brasileiro. Depois da interiorização a ONG administra um atendimento social da localidade, com a presença de um assistente social que fará o acompanhamento das famílias por um período de até três meses, além de conceder benefícios como habitação e assistência-alimentação.

  • Apoio às empresas no processo de recrutamento e seleção;
  • Viabilização do deslocamento dos venezuelanos contratados e suas famílias, desde Roraima até as cidades de destino, com o apoio da Operação Acolhida;
  • Moradia e ajuda de custo para a pessoa contratada e sua família por um período de até três meses;
  • Acompanhamento social para as famílias nas cidades de destino;
  • Capacitação profissional vinculada ao mercado de trabalho.

Acolhidos por meio do trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos. O projeto também é destinado para pessoas brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Atualmente 86 pessoas já foram interiorizadas através do projeto. A estimativa é que cerca de 9,6 mil venezuelanos sejam beneficiados diretamente, em dois anos, já que o projeto prevê que o venezuelano contratado esteja acompanhado de sua família.

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.