Anuncio

PROJETO VOZES DAQUI REALIZA CAPACITAçãO PARA PROFESSORES DE PE

Ao todo foram 18 horas de formação online ministradas por profissionais renomados do estado

Como parte das estratégias de aproximar alunos, professores e comunidade e promover um ambiente escolar mais saudável, o projeto Vozes Daqui realizou entre os meses de setembro e outubro duas capacitações com educadores participantes da iniciativa. Dentre os participantes estavam professores, gestores escolares e consultores de oficinas de audiovisual, fotografia e literatura de Pernambuco.

Segundo a gerente da AVSI Brasil no estado, Ana Bianchi, a atividade teve como objetivo proporcionar a troca de conteúdos práticos ministrados por profissionais renomados, buscando aproximá-los das realidades de educadores de escola pública, e promover a melhoria do ambiente escolar com foco na relação entre alunos e professores.

As formações foram realizadas online por meio de uma série de webconferências. A primeira capacitação teve carga horária de sete horas e foi dividida em quatro encontros ministrados pelo professor Jayse Ferreira. Foram abordados temas voltados para a aproximação de aluno-professor e o protagonismo juvenil.

Além disso, houve também a participação do professor dr. Willman Costa, para abordar a importância de se trabalhar as questões socioemocionais, principalmente no retorno às aulas, após longa paralização devido à pandemia. 93% dos professores que estão desde março sem ir à sala de aula, se disseram mais esperançosos após a oficina.

A segunda capacitação, ministrada pelo bibliotecário Arthur Almeida, foi realizada em sete encontros, com carga horária de 11 horas, e teve como tema o gerenciamento e a integração de atividades de biblioteca à escola.

“Gostaria de agradecer a oportunidade que nos proporcionou ampliar nossas possibilidades e expectativas, principalmente num momento como esse de pandemia. Além de vivenciarmos práticas exitosas, trocamos experiências”, destaca o professor Allan Carneiro Gomes.

Durante os encontros, os participantes receberam informações, documentos e conteúdos que possibilitam a criação de estratégias para tornar a biblioteca em um forte instrumento de espaço pedagógico.

A ação foi realizada pela AVSI Brasil com apoio dos parceiros do projeto FCA/Jeep, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana, por meio da Secretaria de Educação.