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Complexo Eólico Aroeira

BA
Projeto Concluído

Período:

  • Maio/2022 a Out/2023.

ODS:

  • 4 Educação de Qualidade
  • 7 Energia Limpa e Acessivel

Financiadores:

  • Enel Green Power

O objetivo principal da atividade era ser um instrumento de suporte às atividades do Complexo Eólico Aroeira, de propriedade da Enel Green Power, como forma a oferecer informação concreta sobre as interferências do Complexo à população local.  Desta forma, o projeto promoveu a socialização do conhecimento acerca do empreendimento e as suas fases de planejamento e implantação, além de buscar a criação de um canal de Comunicação aberto (Ouvidoria móvel) e contínuo entre o empreendedor e a população que reside nas proximidades do empreendimento. A iniciativa aconteceu nas cidades  Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, no estado da Bahia

O projeto desenvolvido no Parque Eólico Aroeira possui um olhar apurado em ações de valor compartilhado, relações com stakeholders, investimento de impacto, que são temas emergentes e vitais para empreendimentos no setor privado ligados a energia renovável, no que tange o desenvolvimento de comunidades e fomento de ações de sustentabilidade.

O projeto contou com a execução do Programa de Comunicação Social (PCS), Educação Ambiental e Saúde (PEAS) e Programa de Contratação e Capacitação de Mão de Obra Local (PCMOL), nas comunidades das áreas de influência do Parque Eólico Aroeira, a fim de, garantir o cumprimento das condicionantes da Licença de Instalação do empreendimento, através do diálogo diário com os moradores locais, escolas, secretarias e poderes públicos locais.

O PEAS atuou no desenvolvimento de ações que permitiram a sensibilização dos moradores da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento e os trabalhadores envolvidos na obra do Parque Eólico Aroeira.

O PCS permitiu a veiculação de informações sobre o empreendimento para a população da Área de Influência Direta (AID) garantindo a comunicação direta, respeitosa e funcional.

O público-alvo foi a comunidade inserida no entorno do empreendimento, trabalhadores da obra, órgãos governamentais e não-governamentais, escolas, lideranças representantes da sociedade civil e proprietários de terras geradoras de renda.

A metodologia foi realizada através do Diagnóstico Socioambiental nos municípios e comunidades do entorno do empreendimento, com o objetivo de levantar e validar as informações dos dados secundários previamente levantados, bem como identificar os atores sociais locais e as demandas e os potenciais da região. Esta etapa ocorreu através de metodologias qualitativas (aplicação de questionários e visitas in loco), na qual identificará as potencialidades de temas para execução do projeto.

 

Resultados alcançados 2022

  • 112 pessoas beneficiadas com o canal da Ouvidoria do projeto
  • 287 beneficiários de Oficinas socioambientais para escolas
  • 209 beneficiários de Palestras socioambientais para comunidades
  • beneficiários de palestras com colaboradores do empreendimento
  • 504 beneficiários dos Diálogos Diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde beneficiários de rodas de conversa
  • Cinco Reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento, com a participação total de 158 representantes comunitários, da sociedade civil e do poder público)

Resultados alcançados 2023

  • 15 Oficinas Socioambientais em escolas, com abordagem de temas como meio ambiente, produção de hortas, produção de brinquedos com materiais de reúso, entre outros;
  • 12 Palestras com comunidade da AID, com temas como cidadania, saúde e desenvolvimento sustentável;
  • 1 Curso de Multiplicadores, desenvolvido nos municípios de Umburanas (sede), Ourolândia (sede) e Morro do Chapéu (comunidade de Umburaninha) na modalidade presencial, como parte do Programa de Educação Ambiental, com carga horária total de 72 horas, sendo 3 cursos de 24 horas e 3 módulos cada: “Meio Ambiente, Saúde e cidadania; Políticas e Projetos Socioambientais” e Sustentabilidade e qualidade de vida”;
  • 10 Reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), espaço democrático utilizado para atualizar a população sobre as fases da instalação do Complexo e as ações socioambientais realizadas nas comunidades e no empreendimento;
  • 10 Apoios a feiras, eventos e campanhas da sociedade civil (associações, cooperativas e outras instituições) e do Poder Público (CRAS, Secretarias e outros órgãos públicos);
  • 15 Materiais de comunicação com informações do empreendimento (banners, cartazes, boletins informativos e imã de geladeira);
  • 1 Tecnologia Social implantada (Bioágua Familiar em comunidade da Área de Influência Direta – AID). O bioágua é uma tecnologia social que aproveita águas cinzas (água de pia, banheiro e cozinha). Após a passagem em filtros biológicos é direcionada para irrigar e fertilizar uma horta;
  • 4 Campanhas de Assessoria Técnica Rural, desenvolvidas entre abril a setembro de 2023, visando o compartilhamento de conhecimentos, focados nas características locais, tais como a convivência com o semiárido, manejo de solo, manejo das cultivares nativas, promoção da segurança alimentar, manutenção de polinizadores, sistemas agroflorestais, entre outras abordagens
  • 199 chamados concluídos da Ouvidoria Móvel