Através deste projeto foram levadas informações e serviços a famílias em situação de vulnerabilidade social, reforçando seu reconhecimento e participação social como cidadãos. As famílias beneficiadas foram orientadas sobre o cadastro em benefícios sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, sendo parte delas acompanhadas em suas comunidades.
Público-alvo: Clientes da concessionária de energia
Metodologia: Foram realizadas reuniões sobre leis, direitos e deveres em relação ao uso da energia elétrica, com ênfase em garantias e projetos sociais oferecidos pelo governo, como a realização de cadastros no programa Tarifa Social Baixa Renda.
Ações realizadas: Palestras nas comunidades sobre temas de cidadania em relação à fatura e consumo de energia elétrica. Mutirões de cadastro no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica. Trocas de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, mais econômicas.
Resultados obtidos:
- 112.790 clientes receberam informações de programas sociais, direitos cidadãos e consumo consciente;
- Mais de 135.000 pessoas encaminhadas para cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda.
Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita: Mais de 250.000 (257.219)
Resultados por estados:
- Ceará:
53.334 clientes receberam informações de programas sociais, direitos cidadãos e consumo consciente;
Mais de 11.300 pessoas encaminhadas para cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda;
69.792 beneficiários atendidos de forma gratuita;
- Goiás:
Mais de 25.199 clientes receberam informações de programas sociais, direitos cidadãos e consumo consciente;
Mais de 31.372 pessoas encaminhadas para cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda;
56.571 beneficiários atendidos de forma gratuita;
- Rio de Janeiro:
Mais de 34.257 clientes receberam informações de programas sociais, direitos cidadãos e consumo consciente;
Mais de 96.599 pessoas encaminhadas para cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda;
130.856 beneficiários atendidos de forma gratuita.