Enel Compartilha Consumo Consciente – Carreta Educacional

RJ
Projeto Concluído

Período:

  • Mai/2014 a Mar/2020

ODS:

  • 7 Energia Limpa e Acessivel

Financiadores:

  • Enel

O projeto Enel Compartilha consumo Consciente – Carreta Educacional contava com uma carreta que percorria diversas cidades levando conhecimento sobre os caminhos da energia. O veículo era equipado com uma maquete que explicava desde a geração da energia até a chegada nas casas.

 

Objetivo: O projeto tinha como objetivo buscar a redução do consumo de energia elétrica e disseminar conceitos de uso eficiente de energia, segurança com a rede elétrica e preservação do meio ambiente. Pretendendo despertar a atenção necessária para a importância da produção da energia e os efeitos que a mesma causa na vida dos indivíduos, demonstrando quais são os problemas provocados pelo seu desperdício.

 

Metodologia: Em cada município comtemplado pelo projeto, o veículo, ficava posicionado em local de fácil acesso e aberto à visitação pública, neste período era realizado palestras para alunos, eventos culturais, plantio de mudas nativas e um concurso cultural para troca de geladeiras, permitindo que os participantes acima de 18 anos e inscritos com uma conta de luz possam realizar troca de lâmpadas incandescentes por econômicas.

A concepção do projeto focava no desenvolvimento de atividades lúdicas, recursos didáticos e pedagógicos, atividades multidisciplinares, sobre o uso racional de energia, com o objetivo de despertar a consciência crítica dos membros da comunidade para combater o desperdício de energia.

 

Resultados obtidos: 144.741 clientes participaram das ações ofertadas na carreta itinerante.