Anuncio

Projeto Acelera OSC

BA
Em Andamento

Período:

  • Jan/2023 a Jan/2025

ODS:

  • 10 Redução das Desigualdades
  • 17 Parcerias e Meios de Implementação

Parceiros:

  • AVSI Brasil, Acelen e Fundação Banco do Brasil

O projeto Acelera OSC é fruto de uma parceria multissetorial entre AVSI Brasil, Acelen e Fundação Banco do Brasil, com a proposta de fortalecer as organizações da sociedade civil que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região do entorno da Refinaria de Mataripe, na Bahia.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado um amplo diagnóstico socioeconômico e levantamento de dados a partir da escuta das demandas das comunidades envolvendo 60 lideranças, que apontaram a educação e a qualificação profissional como prioritárias, mas, para tanto, necessitam do incentivo financeiro para desenvolver os projetos sociais. Atualmente, mesmo com poucos recursos, as instituições já desenvolvem um trabalho relevante em prol do bem-estar das populações locais, daí a importância do lançamento do Edital Acelera OSC para apoiar essas organizações.

Os investimentos do Edital proporcionarão a continuidade da capacitação dessas instituições que estarão habilitadas a atuar na prática com a gestão de recursos, prestação de contas, entre outras atividades, a fim de implementar projetos de impacto positivo nas comunidades.

De agosto a setembro de 2023, foram selecionadas 30 OSCs locais para participar de capacitações com carga horária de 70h, no Espaço Acelen Acender, em Candeias-BA, com foco no processo de aprendizagem a respeito da legalização e formalização das instituições, elaboração e implementação de projetos, desenvolvimento institucional e diversidade e inclusão, visando a melhoria da efetividade e do impacto social das organizações.

O projeto Acelera OCS tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento territorial por meio do fortalecimento e profissionalização das organizações da sociedade civil que atuam entorno da Refinaria de Mataripe – BA.

Ações previstas:

  • Formação de Lideranças para fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil)

Resultados esperados:

  • Entrevistas com as OSCs (Até 70 organizações);
  • Capacitação das organizações e certificação das suas lideranças;
  • Seleção de projetos (via edital), visando a melhoria da efetividade e do impacto social das organizações.