Anuncio

Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina

BA
Projeto Concluído

A comunidade de Guerreira Zeferina existe há aproximadamente nove anos, quando poucas famílias se instalaram no terreno localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA) e começaram a habitar o local sem estruturas básicas para moradia. Os novos moradores construíram habitações precárias, com os materiais que estavam ao seu alcance, como plásticos e madeira. Fixada perto dos trens do Subúrbio, em frente à Baía de Todos os Santos, a comunidade cresceu e hoje abriga centenas de famílias, que ainda viviam em condições precárias, sem acesso a serviços essenciais, como saneamento básico e energia elétrica, por exemplo.

Para dar uma resposta objetiva às necessidades dessas famílias, a Prefeitura de Salvador promoveu o projeto de requalificação da comunidade, com a construção de moradias regulares, incluindo espaço de lazer e área verde, beneficiando cerca de 260 famílias.

O papel da AVSI Brasil foi contribuir para o desenvolvimento da comunidade Guerreira Zeferina de maneira integrada, realizando ações sociais complementares ao trabalho da Prefeitura. O intuito era promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços que serão implementados na localidade.

Esse projeto, além dos desafios comuns a intervenções dessa natureza, como preparar os moradores para vivenciarem uma nova realidade urbanística e habitacional, valorizando e mantendo o empreendimento conquistado, teve em especial: favorecer a unidade comunitária das 257 famílias que estavam fora da área da Guerreira Zeferina, seu local de origem, durante os 18 meses de realização das obras físicas.

Objetivo Geral

Contribuir para a melhoria das condições de vida da população da Comunidade Guerreira Zeferina, por meio de ações sociais, complementando as ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

Objetivos Específicos

Facilitar o conhecimento e acompanhamento pelas famílias do Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina e a gestão do empreendimento após as obras;
Fortalecer o vínculo entre os moradores e destes com a comunidade, estimulando para que possam assumir o seu papel de agentes transformadores;
Fomentar atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento;
Contribuir para o bem-estar social das famílias e moradores da comunidade e ampliar a capacidade de geração de renda da comunidade.

Metodologia

O projeto realizou diferentes atividades com a comunidade visando seu desenvolvimento em várias dimensões: social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do território e da população beneficiária, de modo a promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias.

Para isso, foram realizadas ações em 4 eixos temáticos:

Guerreira atenta: acompanhamento e gestão social da intervenção

Nesse eixo os moradores eram atualizados sobre o andamento das obras. Após a sua conclusão, garantie que eles estejam sensibilizados e instrumentalizados de como conservar e gerir o empreendimento. Essas informações foram repassadas através do escritório de campo instalado na comunidade, reuniões, visitas e uma Oficina de Utilização das Instalações Condominiais e do Apartamento, além de um curso de gestão condominial.

Guerreira Forte: mobilização, organização e fortalecimento social

Teve como proposta resgatar a história local e fortalecer a identidade comunitária, além da percepção dos moradores como agentes transformadores do território. Para tal, promoveu um curso de Capacitação de Lideranças comunitárias e realizou ações com recursos audiovisuais, estimulando a interação do jovem com a comunidade, instruindo a produção de um vídeo para retratar a comunidade antes e depois das obras.

Guerreira Sustentável: educação ambiental e patrimonial

A expectativa era fomentar nos moradores atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento. Foramrealizados dois cursos: Educação Ambiental para Jovens com Projeto de Intervenção no Condomínio; e Planejamento e Orçamento Doméstico, além de uma Poupança Comunitária.

Guerreira Próspera: desenvolvimento socioeconômico

Destinou-se ao apoio e à implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à inclusão produtiva, econômica e social dos moradores da Guerreira Zeferina. Assim, incrementando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida da população, em um processo de desenvolvimento socioterritorial de médio e longo prazos. Foram realizados cursos de formação profissional atendendo os campos de interesse da comunidade com demanda no mercado de trabalho.

Resultados alcançados (2016-2019):

334 cadastros de famílias residentes na comunidade;
660 atendimentos individuais;
23 reuniões do grupo gestor;
15 reuniões comunitárias;
9 cursos profissionalizantes com mais de 90 beneficiários certificados;
11 oficinas (voltadas para adultos e crianças);
Distribuição de 601 lâmpadas LED para 112 famílias;
Cadastro e inserção de 50 famílias na tarifa social da concessionária de energia local;
113 vistorias nas unidades habitacionais;
199 exemplares do Manual de Utilização das Instalações Condominiais e do Apartamento entregues;
26 crianças acompanhadas ao cinema pela primeira vez.