Anuncio

Quintal produtivo beneficia família agricultora

Em três meses a família poderá produzir, além de ervas para tempero, alimentos como milho e abóbora

A família do agricultor Vânio José da Silva, do Sítio Bananeiras, no município de Jupi, está colhendo os frutos, ou melhor, as ervas que vão temperar a alimentação da sua família de cuidado, carinho e saúde. O coentro e a cebolinha são as primeiras ervas que estão sendo colhidas do seu quintal produtivo, mas a previsão é de que em três meses a família se alimente de milho, rúcula, melancia, maxixe, pimentão e abóbora.

O cultivo dos alimentos está sendo realizado na propriedade do agricultor graças à construção do bioágua familiar piloto. A construção foi finalizada na primeira quinzena de março e desde então a família vem recebendo assistência técnica em agricultura e agroecologia, atividades também previstas no projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco . Segundo Fábio Pereira, técnico em agroecologia, a primeira recomendação dada ao agricultor foi implantar uma cobertura morta no solo e promover a adubação verde. “A cobertura morta do solo evita a evaporação da água , além de adubá-lo com o processo de decomposição dos galhos e folhas”, explicou Pereira.

A nutricionista do projeto, Valquiria Medeiros, conheceu o quintal produtivo de Vânio da Silva. Para ela, o plantio dessas culturas possibilita um resgate da tradição alimentar na família. De acordo com a nutricionista, muitos dos alimentos cultivados no quintal já faziam parte da cotidiano alimentar dos agricultores, mas na maioria das vezes não existia subsídios suficiente para o plantio. “Com o bioágua, a família vai conseguir cultivar uma diversidade de alimentos, possibilitando uma maior qualidade no consumo alimentar da família”, considerou Medeiros.

Em Jupi, a parceria entre a AVSI Brasil e os agricultores tem dado um resultado muito positivo. “Vânio conhecia a agroecologia e aceitou todas as recomendações, não houve resistência. Pelo contrário, ele dá muitas ideias e está buscando ervas medicinais com os seus vizinhos, como capim santo, colônia e arruda. Ele quer incrementar ainda mais seu quintal” acrescentou Fábio Pereira, técnica em agroecologia.