Anuncio

Refugiados e migrantes venezuelanos são inseridos no mercado de trabalho após concluírem cursos técnicos em Goiânia (GO)

Iniciativa de qualificação e empregabilidade é desenvolvida a partir de parceria entre a AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho, e Senac de Goiás.

Depois de um ano morando no Brasil, a jovem venezuelana Eliesca Claribel, de 19 anos, conseguiu realizar um de seus principais sonhos no novo país: começar a trabalhar com carteira assinada na cidade de Goiânia (GO), onde vive com seus pais e uma irmã, também migrantes venezuelanos.

Na Venezuela os pais de Eliesca trabalhavam com agricultura e, em 2022, migraram para o Brasil em busca de novas oportunidades e melhores condições de estudos para as duas filhas. “Inicialmente chegamos na Baixada Paulista, no estado de São Paulo, e depois nos deslocamos para Goiás, a convite de familiares que já estavam estruturados e residindo em Goiânia”, explica a jovem.

Depois de três meses na nova cidade, Eliesca se inscreveu no curso de Informática para desenvolver habilidades de digitação e ampliar o vocabulário brasileiro. O curso foi realizado a partir do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela ONG AVSI Brasil para apoiar a inserção laboral de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. As aulas foram aplicadas pelo Senac-GO.

Segundo a coordenadora local do projeto em Goiânia, Graziela Daiane Guimarães, algumas empresas parceiras sinalizaram a necessidade de qualificações para refugiados e migrantes na área de informática. “Há uma demanda de vagas na região, mas muitas vezes este público ainda não conta com alguma experiência nas rotinas administrativas. Então, nesta edição, nós conseguimos inscrever 22 pessoas. Além disso, também realizamos a divulgação de processos seletivos, onde os alunos puderam realizar suas inscrições e enviar seus currículos com o nosso acompanhamento. Até o final do curso, tivemos duas alunas selecionadas e aprovadas para as vagas. Uma como atendente de restaurante e outra para vendedora numa loja”, explica

O PROJETO


O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA (PRM). O projeto visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal e conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global.

Implementado desde 2019, com o objetivo de melhorar o acesso ao trabalho formal a pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e para a população brasileira em situação de vulnerabilidade, além de facilitar a integração socioeconômica com interiorizações de Roraima para outras localidades do Brasil, o projeto Acolhidos por meio do trabalho vem transformando a vida de centenas de famílias no Brasil. Seja no aspecto da empregabilidade, como na oferta de capacitações técnicas, ou nos processos de interiorizações que contam com equipes especializadas no atendimento psicossocial, as ações do projeto oferecem segurança para que cada pessoa atendida conquiste sua autonomia e seja integrada no Brasil com dignidade, além de apoiar as empresas contratantes nas seleções e na adaptação individual no ambiente de trabalho.

A partir de 2021, o projeto Acolhidos por meio do trabalho passou a contar com novos escritórios para ampliar a rede de apoio para refugiados e migrantes venezuelanos. Além de Brasília (DF), o projeto também possui representação em Boa Vista (RR), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). Há ainda equipe em Salvador (BA), dedicada à população brasileira em situação de vulnerabilidade.

A expansão visa apoiar a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos nos estados de Santa Catarina e em Goiás, no âmbito da estratégia de interiorização do Subcomitê Federal para Interiorização do Comitê Federal de Assistência Emergencial (CFAE), do governo federal.


SOBRE A AVSI BRASIL


A AVSI Brasil é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 2007 para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas de desenvolvimento e emergência humanitária. A organização atua em 11 estados brasileiros, implementando mais de 30 projetos e faz parte da network da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que possui mais de 100 projetos de cooperação ao desenvolvimento em 39 países.

Em Roraima, a AVSI Brasil faz a gestão de cinco abrigos para refugiados e migrantes venezuelanos, em parceria com ACNUR, sendo: Rondon 1, Rondon 2, Rondon 5, Waraotuma a Tuaranoko e o Alojamento BV8. Saiba mais: www.acolhidos.avsibrasil.org.br.