Anuncio

Representante do ACNUR visita instalações da rádio La Voz de Los Refugiados

Durante o encontro, voluntários aproveitaram para entrevistar José Egas e contar sobre a rotina da rádio

Foto: ©ACNUR / Allana Ferreira

O representante do ACNUR no Brasil, José Egas, esteve presente em Boa Vista (RR) e visitou a rádio La Voz de Los Refugiados, localizada no abrigo Rondon 3, no final do último mês. O local é gerenciado pela AVSI Brasil, em parceria com a Agência da ONU para os Refugiados.

O encontro contou com a participação dos voluntários da rádio, que também aproveitaram a oportunidade para entrevistar Egas em um dos programas que é transmitido nos abrigos. Os voluntários também apresentaram as instalações, compartilharam a rotina da rádio e contaram sobre a viagem que fizeram para Brasília, promovida pela Operação Acolhida em junho, na qual puderam conhecer a sede da rádio Verde Oliva, do Exército Brasileiro.

“Entrevistar José Egas, representante do ACNUR no Brasil, foi uma experiência significativa, pois falamos sobre temas muito importantes como a inclusão e integração dos venezuelanos no Brasil”, destacou Eduardo Rodriguez, voluntário da rádio.

Durante a gravação da entrevista, José Egas deixou uma mensagem para a população acolhida nos abrigos, enfatizando a importância de manter a esperança viva para que novas oportunidades sejam alcançadas. “A única coisa que não podemos deixar de fazer é perder a esperança. A esperança tem que estar no brilho dos olhos. Acredito que aqui no Brasil existem muitas dificuldades e também temos muitas oportunidades, por isso temos que procurá-las. Trabalhamos em conjunto para tornar essas oportunidades realidade”.

A visita foi acompanhada por colaboradores da AVSI Brasil e ACNUR. 

Rádio La Voz de los Refugiados

A rádio é um projeto de inclusão digital da Unidade de Inovação da Agência da ONU para os Refugiados, financiado pelo Ministério de Cooperação de Luxemburgo e implementado pela AVSI Brasil.

A inauguração do projeto aconteceu em março e, desde então, os refugiados voluntários se reúnem semanalmente para preparar programas com o objetivo de combater fake news dentro dos abrigos. O conteúdo de “La Voz de los Refugiados” é transmitido em sistema de som analógico nos abrigos Rondon I, Rondon II e Rondon III no horário das refeições. Além disso, os podcasts e áudios dos programas são compartilhados pelo whatsapp para atingir ainda mais pessoas dentro e fora dos abrigos.

Semanalmente, é divulgado no Instagram da AVSI Brasil um trecho de um dos temas divulgados na rádio. Confira aqui. O conteúdo completo pode ser acessado no canal do Youtube do ACNUR.