Anuncio

Santa Catarina é o estado com o maior número de contratações de refugiados e migrantes venezuelanos intermediadas pelo projeto Acolhidos por Meio do Trabalho

Em 36 meses o projeto efetuou 92 processos de interiorização para nove estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal

O projeto Acolhidos por meio do trabalho completou três anos de atividades e, para destacar as principais ações realizadas neste período, produzimos uma série especial, dividida em cinco edições. Na primeira edição, o destaque foi para a empregabilidade de refugiados e migrantes venezuelanos. Já a segunda edição retratou as capacitações técnicas profissionalizantes para brasileiros em situação de vulnerabilidade e para migrantes venezuelanos. Hoje você vai conhecer os estados que receberam grupos de venezuelanos para o trabalho no Brasil.

Em três anos o projeto Acolhidos realizou 92 processos de interiorização, com o deslocamento voluntário via trabalho, de refugiados e migrantes venezuelanos que viviam em centros de acolhida em Roraima e foram contratados por 61 empresas parceiras, em oito estados brasileiros: Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, além do Distrito Federal, totalizando 2.222 interiorizações, sendo 1.556 para a região Sul, 369 para o Centro-oeste e 297 para o Sudeste.

Panorama nacional

Contratações predominam na região Sul

Com forte perfil industrial, a região Sul abriga diversas empresas e multinacionais com alta rotatividade de mão-de-obra-obra e predomina a maioria das admissões intermediadas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, com 704 contratos de trabalho efetivados em três anos. O estado de Santa Catarina lidera o ranking, com 587 pessoas admitidas neste período, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 85 contratações e o estado do Paraná, com 32.

Os quatro setores que mais contrataram venezuelanos na região Sul foram indústria de alimentos/frigoríficos, com 382 contratações; seguido do setor moveleiro (83 contratações), construção civil (53 contratações) e o setor madeireiro (44 contratações). Das 24 empresas contratantes, 21 estão localizadas em Santa Catarina, em 18 cidades: Seara, Ipumirim, Concórdia, Blumenau, Itapiranga, Videira, São Miguel do Oeste, Joinville, Balneário Camboriú, Itajaí, Chapecó, Xanxerê, Turvo, Bandeirantes, Meleiro, Santa Helena, Jacinto Machado e Caçador. No Rio Grande do Sul, foram três empresas contratantes, localizadas em Frederico Westphalen, Caxias do Sul e Tabaí. Já no Paraná, duas empresas contrataram venezuelanos para trabalhar em Guapirama e em Dois Vizinhos.

Panorama Acolhidos por meio do trabalho em Santa Catarina

O projeto Acolhidos por meio do trabalho tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Confira na próxima edição #EspecialAcolhidos3anos: Projeto Acolhidos por meio do trabalho atua na contratação de refugiados e migrantes venezuelanos abrigados na Casa Bom Samaritano, em Brasília