Anuncio

São Paulo: Moradores da Vila Reencontro traçam seus próximos passos rumo à autonomia plena

Um dos principais papéis da AVSI Brasil no programa Reencontro é capacitar a família acolhida para ser protagonista de seu próprio desenvolvimento, resgatando sua autonomia plena e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade. Com base nisso, a equipe da AVSI desenvolve um trabalho contínuo com os beneficiários, incentivando o planejamento a curto e longo prazo.

O Plano de Vida – Iniciativa que está sendo criada para promover autonomia das famílias beneficiárias da Vila Reencontro – tem como objetivo guiar os moradores em direção à restauração da autoestima, realização de sonhos, fortalecimento financeiro, criação e resgate de vínculos, bem como o desenvolvimento pessoal. O acompanhamento é feito diariamente por meio de conversas individuais e de atividades desenvolvidas no cotidiano.

De acordo com Liciane Gonçalves, supervisora de acompanhamento social da Vila Reencontro, o intuito é fornecer estrutura e traçar um caminho para que os moradores alcancem seus objetivos pessoais e profissionais durante sua permanência no projeto e também após sua saída. “Elaborando o plano de vida, ajudamos o morador a manter o foco em suas metas, sair de sua zona de conforto em busca de novas oportunidades e desafios. Além disso, serve como um lembrete constante do que eles estão trabalhando para alcançar”, destaca a supervisora. Ela reforça que o plano de vida proporciona um senso de propósito e direção para as pessoas beneficiadas.

Para auxiliar esse processo, a equipe criou a “Roda de Habilidades”, que tem o objetivo de trabalhar com dez competências: Emocional e Espiritual, Cultura e Lazer, Distração e Descanso, Educação, Organização Financeira, Trabalho, Vínculos Familiares, Vínculos Sociais, Saúde e Organização Pessoal. Essa ferramenta serve para identificar forças e fraquezas, bem como para planejar o desenvolvimento pessoal e profissional, identificando as áreas fortes e as que podem precisar de maior desenvolvimento.

Artesanato como aliado para a busca da autonomia

O artesanato desempenha um papel significativo na realização de metas pessoais e na melhoria da qualidade de vida. É um grande aliado para o desenvolvimento das metas, em conjunto com o plano de vida, auxiliando no desenvolvimento de habilidades, na geração de renda, na redução de estresse e ansiedade, na promoção da criatividade, no desenvolvimento da paciência e persistência, na construção de relações sociais, na expressão pessoal, no foco, na concentração e na realização de metas.

A arteterapia pode ser uma ferramenta multifuncional que não apenas oferece uma saída criativa, mas também auxilia na aquisição de habilidades, no desenvolvimento pessoal e na realização de metas. Integrar o artesanato com o plano de vida é uma maneira gratificante de aproveitar ao máximo os talentos dos moradores.

Durante as aulas, trabalhamos com os moradores nas dez habilidades propostas, seja por meio de desenhos, frases, testemunhos ou montagens. Para isso, criamos o “Diário do Plano de Vida”, onde cada morador cria seu próprio livro com as propostas de caminhada para a autonomia e seu percurso na Vila Reencontro.

As famílias acolhidas participam das aulas de artesanato com a professora Ana Claudia. Neste momento de desenvolvimento do plano de vida, eles estão trabalhando com a técnica

do scrapbook. Nessa atividade semanal, eles produzem seus próprios diários para registrar seus processos.

Ana Claudia afirma que, por meio do artesanato e da atividade manual, é possível abordar todas as questões do plano de vida, sendo mais atrativo do que uma palestra, na qual alguns demonstram desinteresse ou falta de atenção. Por meio do artesanato, eles compartilham experiências, informações, fortalecem vínculos e também discutem os temas propostos.

Desde a chegada à vila e durante toda a estadia da família acolhida, a AVSI incentiva o resgate da autonomia e da perspectiva de futuro por diversos meios, como atividades propostas, acesso à cultura, oportunidades profissionais e participação colaborativa na gestão do ambiente. Além disso, promove o crescimento pessoal de cada pessoa acolhida.

Sobre o programa

A Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica, e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.