Anuncio

Semear & Colher inicia terceira turma do Curso de Associativismo e Cooperativismo

Na primeira edição, em 2022, o projeto formou 23 moradores da região nessa mesma capacitação.

Membros da associação dos Pequenos Produtores Rurais de Vila de Itapecerica, líderes comunitários e agricultores familiares da zona rural da cidade de Mata de São João, participaram, na quarta-feira, 31, do segundo dia de aula do Curso de Associativismo e Cooperativismo, do projeto Semear & Colher, executado pela AVSI Brasil. Na primeira edição, em 2022, o projeto formou 23 moradores da região nessa mesma capacitação.

Ontem, durante a atividade, os alunos tiveram a acesso a uma palestra – ministrada pelo facilitador André Ferreira -, que abordou, principalmente, questões sobre a conscientização da importância das ações coletivas e valorização da agricultura familiar para o fortalecimento da cultura associativista e cooperativista local.

O encontro também contou com a participação da assistente social do projeto, Daniela Almeida, que apresentou informações sobre os direitos dos cidadãos, assegurados pelas políticas públicas.

“Foi uma imensa satisfação constatar que o incentivo e fomento à agricultura familiar, por meio do Semear & Colher, têm resultado no aumento do interesse das famílias locais, em informações pertinentes e relevantes ao desenvolvimento sustentável, das comunidades da zona rural”, destacou Claudia Brito, líder do projeto Semear & Colher.

Para a execução desse projeto a AVSI Brasil conta com as parcerias da Alvopetro (financiadora) e a Prefeitura Municipal de Mata de São João. 

O projeto

O projeto Semear & Colher tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) da zona rural de Mata de São João (BA), através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar e adesão de hábitos sustentáveis, por meio do saneamento das águas cinzas, promovido pelo Sistema Bioágua, gerando um processo de melhoria na qualidade do solo dos quintais produtivos.

O público-alvo é formado por moradores da zona rural de Mata de São João, selecionados a partir de critérios socioeconômicos e potencial de desenvolvimento na agricultura familiar.