Anuncio

União Europeia aprova projeto da AVSI com foco no protagonismo feminino

Coopeárvore e as mulheres de Jardim Teresópolis: promoção da paz e protagonismo feminino

Nesta sexta-feira, 29, a Delegação da União Europeia no Brasil divulgou a relação de iniciativas aprovadas no primeiro edital inserido no âmbito do Instrumento para Estabilidade (Instrument for Stability – IFS).

A AVSI teve aprovado o projeto intitulado “Coopeárvore e as mulheres de Jardim Teresópolis: promoção da paz e protagonismo feminino”. O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento social, político e econômico de mulheres de baixo poder aquisitivo do município de Betim, Região Metropolitana de Minas Gerais (MG).

De modo particular, a iniciativa irá promover a inclusão econômica e maior integração familiar e social de mulheres por meio da participação da Cooperativa Social do Programa Árvore da Vida e em ações de orientação familiar, mediação de conflitos e convivência, reforçando o diálogo entre atores não estatais e instituições locais.

As participantes – inseridas em um contexto de vulnerabilidade social – são moradoras do bairro Jardim Teresópolis, município de Betim (MG).

Cooperárvore

A Cooperárvore é a cooperativa inserida no Árvore da Vida, Programa de Responsabilidade Social do Grupo FIAT, desenvolvido pela AVSI e pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), em Minas Gerais.

Formada por 20 mulheres, a cooperativa consolidou suas atividades durante os últimos oito anos de atuação, permitindo, na fase atual, planejar um salto de escala ligado a sua estratégia de mercado, bem como a organização necessária para ofertar novas iniciativas direcionadas à redução da violência sobre as mulheres.

Resultados previstos

Espera-se, ao final do novo projeto, um aumento de 30% no faturamento da cooperativa, a duplicação do número de associadas – todas qualificadas nas áreas de confecção e cooperativismo –, a oferta de serviços gratuitos de orientação familiar e de mediação de conflitos para mulheres e famílias de Jardim Teresópolis, bem como a criação de oportunidades de diálogo e convivência para cooperadas e suas famílias.