Anuncio

Universidade federal irá oferecer curso gratuito de educação financeira e economia doméstica para refugiados, em Chapecó (SC)

Uma parceria inédita junto a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, irá disponibilizar um curso gratuito de Educação Financeira e Economia Doméstica, destinado a refugiados e migrantes venezuelanos que vivem na cidade de Chapecó (SC).

A iniciativa é promovida pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil, que atua com capacitações técnicas e profissionalizantes para venezuelanos que estão abrigados em Roraima, além de realizar interiorizações pelo trabalho para outras localidades, onde há vagas com empresas parceiras.

De acordo com Tamajara Silva, coordenadora local do escritório da AVSI Brasil, em Santa Catarina, serão abertas 30 vagas, com prioridade para atender refugiados e migrantes venezuelanos, que são o público-alvo do projeto Acolhidos, porém a inscrição é aberta para pessoas de qualquer nacionalidade. “Se houver vagas remanescentes, serão disponibilizadas para pessoas de outras nacionalidades que tiverem realizado a inscrição até o início das aulas”, esclarece.

Sobre o curso

O curso terá duração de quatro semanas, com aulas sempre às terças-feiras, no horário noturno, das 19h às 21h. O início está previsto para o dia 10 de maio e o encerramento será no dia 31 de maio de 2022. Ao final do curso, o aluno que apresentar 100% de aproveitamento, ou seja, que assistir as quatro aulas (sem faltas), receberá um certificado de participação com validade para todo o território brasileiro.

A metodologia aplicada compreende noções de educação financeira, gerenciamento pessoal e comportamental e seus impactos no orçamento domiciliar.

As aulas serão ministradas por professores da universidade federal e serão realizadas de modo presencial, no auditório da reitoria do campus Chapecó, prevendo distanciamento adequado entre os participantes. O uso de máscara é obrigatório durante todo o curso.

Pessoas interessadas e participar, devem fazer a inscrição através do link www.is.gd/EconomiaDomestica, até o dia 30 de abril. As inscrições estão abertas para pessoas com idade superior a 18 anos. A organização também esclarece que irá permitir a entrada de menores acompanhados, desde que o aluno (a) responsável esteja presente. “Entendemos que muitas pessoas não têm com quem deixar seus filhos (as) e não queremos que isso seja um impeditivo para fazer o curso”, informa Tamajara.

O projeto

O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA (PRM).  O projeto visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal e conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global.

Segundo a gerente do projeto Acolhidos por meio do trabalho, Santa Catarina é um dos estados que mais recebe refugiados venezuelanos que migram para o Brasil em busca de oportunidades de trabalho. “Em dois anos de atividades, nosso projeto já interiorizou 1.683 refugiados venezuelanos que estavam nos abrigos de Roraima, para outros estados. Deste número, 970 foram para o estado de Santa Catarina, com 446 contratações formais. Isso se dá pelo grande número de indústrias e empresas na região e que têm alta rotatividade nas suas contratações e muitas vezes não contam com mão de obra local. Por isso entendemos que também é muito importante garantir capacitações para este público, pois muitas vezes eles não conseguem validar seus diplomas e certificados, o que os impede de uma colocação no mercado de trabalho formal”, explica a gerente.