Por: Tayna Silva
Participantes do Programa Árvore da Vida e seus familiares tiveram a oportunidade de viver uma experiência marcante: assistir, ao vivo, a uma partida do time feminino do Cruzeiro no Estádio Arena Gregorão, em Contagem-MG.
O convite partiu do próprio clube, que disponibilizou 100 ingressos sociais para que educandos das oficinas de Canto Coral, Desenho, Percussão, Robótica e Violão, junto com seus parentes, pudessem acompanhar de perto a atuação das Cabulosas em campo — apelido carinhoso do time feminino do Cruzeiro — e ainda celebrar a vitória por 4 a 0 sobre o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro Feminino.

Para muitos, foi a primeira vez em um estádio de futebol. Foi o caso de Lucas dos Santos, irmão do educando Leonardo Soares, que participa das oficinas de Percussão e Desenho. “Minha mãe e meu irmão gostaram bastante. Tudo muito bem organizado, o pessoal muito educado, todo mundo tranquilo, sem brigas ou xingamentos.” contou.

A iniciativa teve como foco proporcionar um momento de lazer, integração familiar e acesso a um ambiente fora do cotidiano desses jovens e suas famílias. O jogo ficou marcado na memória afetiva dos participantes. Izabella Ferreira, de 15 anos, educanda da oficina de Percussão, contou como se sentiu durante a partida: “O jogo foi muito bom, as meninas ganharam de 4 a 0. Eu adorei ver e ainda levei uma amiga minha. A gente se divertiu demais. Consegui gravar os gols e tirar uma foto com a Isa Haas, zagueira do time.”
Já para Julia Pereira, ex-educanda e amiga de Izabella, a experiência foi algo inédito “A gente assistiu de perto, aquela alegria, aquela animação das pessoas torcendo, foi o primeiro jogo que fui na vida. Nunca tinha ido a um estádio. Quando tiver outra oportunidade, eu vou de novo”.
Sobre o Árvore da Vida
O Programa Árvore da Vida é uma iniciativa social desenvolvida pela AVSI Brasil em parceria com Stellantis, CNH Industrial, Grupo SADA, Tupy e FIA (Fundo da Infância e Adolescência). Atua há mais de 20 anos na comunidade Jardim Teresópolis, em Betim–MG, visando promover a inclusão social e ampliar o acesso à educação, cultura e qualificação profissional. Voltado para crianças e adolescentes de 11 a 18 anos, o programa oferece oficinas culturais e tecnológicas, reforço escolar, cursos técnicos, formação para empreendedores, além de ações voltadas para o fortalecimento de famílias e organizações locais.
