Anuncio

Agricultores do Projeto Jucati Sustentável participam de Seminário Agrofamiliar

A atividade foi promovida pelo Núcleo Agrofamiliar da Unidade Acadêmica de Garanhus, da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Os agricultores do projeto Jucati Sustentável e representantes da Associação Quintal Verde participaram, na última terça-feira (21), do Seminário Agrofamiliar – Segurança alimentar e Agroecologia: Do campo para a mesa, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A atividade foi promovida pelo Núcleo Agrofamiliar da Unidade Acadêmica de Garanhus, em parceria com a Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO).

Destacando a experiência do projeto Jucati Sustentável, a mesa de abertura do evento contou com a participação da consultora em construção e tecnologias sociais da AVSI Brasil em Pernambuco, Adriana Gouveia. Além disso, Marília Vilaça, nutricionista do projeto, ministrou uma oficina educativa sobre composição e qualidade dos alimentos industrializados e valorização da alimentação do campo.

“Apresentar este trabalho para que mais pessoas possam conhecer como funciona o sistema Bioágua, uma tecnologia que reaproveita a água já utilizada no consumo doméstico, é sempre uma alegria. É lindo ver o brilho nos olhos das pessoas se emocionando com a transformação de um cenário hostil em canteiros verdes e diversificados. A magia da transformação de um trabalho técnico bem executado com muito amor pelo social”, destaca Adriana.

Para a beneficiária e presidente da Associação Quintal Verde, Erivane Alves, o seminário tem sido uma oportunidade de mostrar a outras famílias o trabalho desenvolvido pelos agricultores junto com o projeto, fortalecendo e proporcionando uma troca de aprendizados.

“Foi uma experiência muito bacana porque eu participei da mesa de abertura, depois participei da mesa de conversa e da apresentação da Quintal Verde. Para mim, foi muita emoção ter falado e mostrado nosso trabalho, tudo que a gente vem desenvolvendo aqui em Jucati. O seminário abriu a nossa mente para pensar e discutir melhor o que vem acontecendo, além de nos motivar. Você vai buscar conhecimento, escutar outras pessoas e ganha experiências”, afirma Erivane.

Complementando a programação, houve também palestras sobre experiências e redes de promoção à agroecologia.