Anuncio

Agricultores participam de palestras sobre agroecologia

Palestra atualiza o conhecimento de produtores rurais, abordando temas como bioágua, agrobiodiversidade e serviço ambiental

Os agricultores e familiares dos municípios de Garanhuns e Calçado (PE) participaram de uma palestra sobre agricultura e agroecologia na última quarta (08) e quinta-feira (09). A ação foi uma realização do Projeto Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco em parceria com Secretaria de Agricultura de Garanhuns e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Calçado.

A palestra foi ministrada pelo técnico em agroecologia, Fábio Pereira, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo David Balog, da AVSI Brasil.

Com o objetivo de promover e atualizar o conhecimento sobre agricultura e agroecologia, a palestra elencou temas como bioágua, agrobiodiversidade, serviço ambiental, segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar e transição agroecológica.

Para Fábio Pereira, o fortalecimento da agricultura familiar é fundamental. “A agricultura familiar alimenta o país. São os agricultores que geram alimentos para os brasileiros e atualmente somos autossuficientes na produção de alimentos no Brasil graças à nossa diversidade e à agricultura familiar. Precisamos fortalecê-la e incentivar o interesse dos jovens”, afirmou o técnico em agroecologia.

Projeto 

O Projeto Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco é realizado nos municípios de Caetés, Calçado, Lajedo, Garanhuns e Jupi. A ação visa a promoção da segurança alimentar nutricional por meio de ações educativas em escolas, famílias agricultoras e a instalação de 130 sistemas de bioágua, tecnologia social que possibilita a reutilização de águas cinzas.

A água filtrada do bioágua é direcionada para quintais produtivos diversificados por meio de sistema de irrigação por gotejamento produzindo alimentos para os agricultores beneficiados. O projeto é financiado pela empresa IE Garanhuns e pelos parceiros: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).