Anuncio

ÁREA DE LAZER PARA CRIANÇAS É INAUGURADA NO ABRIGO RONDON 3

A iniciativa faz parte do projeto Scale-Up Urban95 Boa Vista

O centro de acolhida para refugiados e migrantes Rondon 3 inaugurou, na última quarta-feira (20), uma estrutura de lazer para crianças. Este foi o primeiro abrigo de Boa Vista a receber um espaço voltado exclusivamente para as crianças.

A festa de abertura foi bastante esperada por todos os envolvidos e contou com participação da banda do Exército, decoração com balões coloridos, carrinho com pipoca e algodão doce e o envolvimento dos comitês de participação dos próprios beneficiários.

O evento também contou com a fala de representantes das organizações parceiras: Nathália Cortez, primeira dama da Prefeitura de Boa Vista; Oscar Sanchez, chefe do escritório ACNUR em Boa Vista; comandante Aldir da Companhia de Assuntos Civis da Operação Acolhida; e Heli Mansur, gerente geral da AVSI Brasil em Boa Vista.

“Os primeiros anos de vida representam um período chave no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e cognitivas do ser humano. No contexto migratório e de refúgio, muitas vezes esse processo é atravessado por desafios e restrições. A construção de um espaço de lazer dentro do abrigo permite que as crianças e suas famílias tenham acesso ao direito de brincar com segurança”, destaca a assessora de projetos, Gisela Souza.

Com quase 2.000 m² de área interna, o parque possui quadra e playground infantil, além de três quebra-sóis, favorecendo o conforto térmico e iluminação ao longo da estrutura, permitindo que o espaço seja usado também no período da noite com segurança. Os brinquedos foram pensados para atender a primeira infância, com incentivos visuais e sensoriais. Suas cores fazem referência ao arco-íris e os materiais utilizados para fabricação incluem madeira e reciclados, como pneus e canos de PVC.

A iniciativa Parque e Oportunidades para as Famílias compõe o projeto Scale-Up Urban95 Boa Vista, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Fundação Bernard van Leer, através de assistência técnica e metodológica para o Município de Boa Vista.

Composta por duas etapas, a iniciativa realizou primeiramente uma pesquisa com o intuito de identificar a expectativa lúdica das crianças até 6 anos. Em seguida, foi iniciada a construção da primeira área de lazer. Além do Rondon 3, os abrigos Rondon 1 e Pricumã também devem ser beneficiados com espaços recreativos para as crianças.

“Foi com muita alegria e carinho que os parques foram entregues a comunidade no mês da criança e na semana de aniversário de 3 anos do Abrigo Rondon 3. Este momento, marca o importante papel da AVSI em fortalecer as parcerias locais, trabalhando em conjunto para o benefício de todas as crianças e famílias nos abrigos de acolhida em Boa Vista”, ressaltou Joana Schettino, gerente do projeto.

Sobre o projeto

O programa Scale-up Urban95 tem como foco o desenvolvimento integral das crianças até os seis anos, através do desenvolvimento de 17 iniciativa baseadas nos eixos de mobilidade, políticas públicas e ampliação de serviços através do uso de tecnologia.

A Fundação Bernard van Leer, financiadora do programa, é pioneira no mundo pela implementação da estratégia Urban95, que promove espaços públicos saudáveis, seguros e amigáveis, para as crianças, seus pais e cuidadores.