Anuncio

Representantes da prefeitura de Boa Vista visitam abrigos da Operação Acolhida

A equipe visitou 3 abrigos em Boa Vista e acompanhou atividades desenvolvidas por organizações parceiras na resposta ao fluxo migratório de venezuelanos

Os abrigos Rondon 1, Rondon 3 e Pricumã, localizados na capital roraimense, receberam no último mês a visita de representantes da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Dentre eles, estava a secretária municipal adjunta Nathalia Cortez, atual primeira dama da cidade.

A parceria entre Prefeitura de Boa Vista, Fundação Bernard van Leer e AVSI Brasil, no projeto Scale-up Urban95 Boa Vista, motivou a visita que marca uma nova fase para o relacionamento entre a liderança municipal local e as organizações parceiras que atuam na resposta à migração. O projeto também desenvolve a inciativa Parque e Oportunidades para as Famílias que busca responder às necessidades das crianças nos abrigos da Operação Acolhida.

Para Joana Schettino, gerente do projeto, a visita é uma experiência muito enriquecedora para o trabalho que vem sendo desempenhado: “estamos muito felizes em poder reunir nossos parceiros. Essa visita tão esperada tem o importante objetivo de unir nossos esforços em um trabalho conjunto de acolhimento e integração em Boa Vista”.

Esta foi a primeira vez que a equipe da Secretaria Municipal de Gestão Social visitou os abrigos e tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelas organizações parceiras na resposta ao fluxo migratório de venezuelanos.

Em Boa Vista, a AVSI Brasil atua na resposta à crise humanitária venezuelana colaborando com a Operação Acolhida em parceria com o ACNUR, gerenciando os centros de acolhida de migrantes e refugiados, além de contribuir para a interiorização voluntária para diferentes cidades brasileiras por meio do trabalho. Em parceria com UNICEF, colabora com a proteção de crianças e adolescentes que ingressam no país sem documentos, separados e desacompanhados e com atividades educacionais e atenção psicossocial nos espaços de alta rotatividade, por meio do projeto Súper Pañas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.

Para além do contexto dos abrigos, o projeto Scale-up Urban95 Boa Vista promove iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral da Primeira Infância, com melhorias de longo prazo para toda a cidade. O projeto é desenvolvido alinhado aos 3 eixos norteadores da organização parceira, Fundação Bernard van Leer: debate e ações de incidência política para a Primeira Infância, gerenciamento de dados e construção de espaços públicos saudáveis para crianças e suas famílias.

Através da parceria entre as duas organizações também foi criado o novo projeto Integração local de migrantes e refugiados no Brasil, fortalecendo a proteção da Primeira Infância.  Idealizado em diálogo com o Ministério da Cidadania e em parceria com o ACNUR, o projeto foca no desenvolvimento integral de crianças venezuelanas, desde a sua chegada ao Brasil, ao serem acolhidas nos abrigos, até o processo de interiorização das famílias para outras cidades do país.