Anuncio

AVSI Brasil e FBAC: parceria que transforma

Há uma década as duas instituições atuam juntas em prol da justiça, prevenção da violência e valorização dos direitos humanos

Há 10 anos a AVSI Brasil e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) iniciaram uma parceria visando a valorização da pessoa em sua unidade, através de iniciativas de promoção dos Direitos Humanos.

Com o objetivo de humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, oferecendo ao condenado condições de recuperar-se e, ainda, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a Justiça restaurativa, a FBAC é uma Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos que tem a missão de manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior.

Desde 2011, essa atuação conjunta entre as instituições vem transformando a vida de recuperandos, gestores, colaboradores e voluntários das APACs do Brasil e da América Latina.

“As pessoas que tivemos a possibilidade de encontrar ao longo desta caminhada de 10 anos, suas motivações ideais, seu comprometimento, seu entusiasmo e sua paixão, que se manifestam nas atividades do cotidiano, nas relações e, sobretudo, na real comoção que se gera para o destino do outro, certamente representam um fator determinante da capacidade de experiência das APACs de engajar o outro”, destaca o vice-presidente da AVSI, Jacopo Sabatiello.

Projetos desenvolvidos

O projeto Além dos Muros foi a primeira iniciativa da parceria. Tendo início em 2011, o projeto buscou contribuir para a ressocialização efetiva de recuperandos e reforçar as capacidades organizativas e de gestão das unidades prisionais APAC.

Após 12 meses de atuação, o projeto foi renovado para segunda fase e ficou ativo até 2015 quando finalizou com resultados positivos, entre eles a criação de 5 novas APACs após diagnóstico e diretrizes para melhor aplicação da metodologia; 379 recuperandos capacitados em cursos de formação humana e profissional; 40 recuperandos mais preparados para desafios em seus empregos devido ao acompanhamento pós-contratação; construção de duas padarias de APACs com aumento na produção e nas vendas devido ao desenvolvimento do plano de marketing.

Jelletly Simone, ex-recuperado e beneficiário, conta que ter participado do projeto mudou a sua vida. “Aquelas mãos que um dia roubaram, traficaram e mataram sonhos, hoje realizam sonhos.  A APAC é tudo em meu processo de recuperação, pois me mostrou o caminho para chegar a Deus, meu valor como ser humano, amizades verdadeiras. Tenho muita gratidão”.

Já em 2015, foi iniciado o projeto APAC: Superando Fronteiras. A primeira fase, financiada pela União Europeia, reforçou a atuação das APACs na defesa dos direitos humanos dos condenados, promovendo um salto de escala da experiência e da sua metodologia como política pública no Brasil. Em 2018, dando continuidade à primeira versão do projeto foi iniciado o Superando Fronteiras – CEI, com financiamento da Conferência Episcopal Italiana.

Segundo o diretor geral da FBAC, Valdeci Ferreira, é essencial que existam parcerias para realizar os trabalhos dentro das APAcs. “Um trabalho árduo e difícil como o das APACs só se constrói em rede. Eu sou muito grato a Deus por termos encontrado a AVSI neste caminho. Nós temos uma amizade operativa, muitos sonhos em comuns e não tenho dúvidas que estamos juntos prestando um grande serviço para a humanidade”.

Além de propagar o método APAC no Brasil, a parceria entre AVSI e FBAC também focaram na expansão da metodologia na América Latina, com isso nasceu o projeto Além das Fronteiras Brasileiras (Más Alla de Las Fronteiras) em 2017. A iniciativa busca reforçar a atuação das APACs na prevenção e prestação de contas dos atos de tortura e reabilitação das vítimas nos sistemas prisionais do Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica através de uma adaptação da metodologia para esses países.

“O projeto assume grande relevância devido a atuação regional da AVSI Brasil, ganhadora de uma iniciativa da União Europeia em diversos países. Tivemos a sorte ou a graça de ter encontrado e continuar servindo uma grande obra, como as APAC, gerando no cotidiano uma amizade operativa e ideal”, destacou o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.

Segundo Sabatiello, a parceria pode ser denominada como um percurso educativo recíproco, no qual beneficia não apenas os recuperandos, mas todos que estão envolvidos com as iniciativas de alguma forma. “O interesse real na pessoa não envolve somente as pessoas privadas de liberdade, mas acaba permeando todas as relações que se criam dentro dos projetos, em que pessoas próximas, verdadeiramente interessadas umas com as outras, incluindo voluntários, colaboradores, juízes e atores institucionais, representam uma companhia afetiva em nosso percurso de crescimento humano e profissional”.

Parceria na Pandemia

Em 2020, frente à nova realidade causada pela pandemia da COVID-19, a AVSI Brasil iniciou com a FBAC a campanha Humanizar a pena. Promover a vida. Através da iniciativa, recuperandos e recuperandas de Maranhão e Minas Gerais puderam participar da produção de máscaras de proteção contra o coronavírus.

Mais de 360 mil máscaras foram produzidas e doadas para instituições em torno das APACs, além de colaboradores, familiares e recuperandos das instituições. Além de contribuir para formação profissional dos recuperandos(as), a ação serviu para que os mesmos não ficassem sem atividades durante o meses críticos da pandemia, no qual não era possível receber visitas de familiares e voluntários. “Foi necessário nos reinventar. Tivemos que nos reinventar, pois não tínhamos mais os voluntários, as atividades socializadoras, os momentos de espiritualidade, a escola, o artesanato, as oficinas, então foi preciso reinventar e aqui a presença dos parceiros foi fundamental”, destaca Valdeci.