Anuncio

AVSI Brasil e Fundação Banco do Brasil: parceria que transforma

Desde 2016, as instituições desenvolvem iniciativas que impactam a vida de centenas de brasileiros

Há parcerias que nascem para gerar impacto. Em 2016, a AVSI Brasil e a Fundação Banco do Brasil se uniram e deram um passo para a construção de uma história que gera desenvolvimento e transformação social para centenas de pessoas.

Com o apoio da Embaixada da Itália, as duas instituições passaram a caminhar juntas para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A AVSI atua no Brasil desde 1982 e, em 2007, foi constituída como organização brasileira, reforçando ainda mais a sua dedicação em tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento. Já a Fundação Banco do Brasil, atua há 35 anos na transformação social dos brasileiros, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a valorização das Tecnologias Sociais.

Para Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil à época, o acordo é mais que a simples execução de um projeto social. “É uma ferramenta para a melhoria de vida. É uma oportunidade de fomentar a ajuda e o diálogo em diversos setores da sociedade”, explica.

O presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, explica que a parceria com a Fundação BB deu início a projetos em diversos temas de atuação da AVSI e, inclusive, potencializou novas parcerias. “A AVSI Brasil e a Fundação Banco do Brasil possuem um histórico que tem como objetivo sempre valorizar a vida para transformar a realidade das pessoas, buscando conjugar esforços no interesse coletivo e na proteção social dos brasileiros que mais precisam”, afirma Pellicelli.

Projetos desenvolvidos

A parceria entre as duas organizações começou com o Projeto Jucati Sustentável 1. Desenvolvido no semiárido pernambucano, a iniciativa implementou a reaplicação da Tecnologia Social Sistema de Bioágua Familiar, promovendo a agroecologia, a educação alimentar e ambiental e a redução da pobreza rural com o reaproveitamento da água de uso doméstico para irrigação de hortas orgânicas nos quintais de 22 famílias de agricultores familiares do município de Jucati. Diante do sucesso na primeira fase, identificou-se a oportunidade de expandir a parceria e, em dezembro de 2017, deu-se início ao Projeto Jucati Sustentável 2 com o objetivo de potencializar as ações implementadas.

O beneficiário Aluísio Maciel conta que o projeto possibilitou não apenas uma renda extra, como também melhorou a qualidade de sua alimentação. “Agora eu tenho um quintal diversificado com frutas, verduras e legumes. Com toda essa variedade, comercializo os excedentes e, com a venda, consigo arrecadar mais R$200, que ajuda na renda mensal de casa. Além disso, eu e minha família nos alimentamos do que é produzido e o melhor disso tudo é saber que estamos consumindo alimentos saudáveis”.

Durante o encontro anual realizado pela AVSI Brasil, o diretor executivo de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Rogério Biruel destacou as conquistas alcançadas com o Projeto Jucati Sustentável: “A parceria com a AVSI é valiosa, e eu sempre faço questão de reforçar que nós conseguimos, com o projeto Jucati Sustentável, implementar ações de qualidade no tempo adequado, com transparência na execução e na prestação de contas à sociedade”.

Cerca de 200 agricultores familiares e suas famílias, além de mais de 400 alunos e 19 professores foram atendidos diretamente com as ações do projeto que encerrou em dezembro de 2019. Além disso, foi criada a Associação Quintal Verde, primeira entidade agroecológica do agreste meridional com objetivo de disseminar a agroecologia na região, garantindo assim os investimentos realizados pelo projeto.

Além de contemplar a atuação no tema Água e Segurança Alimentar, a parceria rendeu frutos no âmbito socioeducativo. Em setembro de 2019, a AVSI Brasil e a Fundação BB firmaram, junto com a Stellantis e a Jeep, a parceria para execução do projeto Vozes Daqui.

Biruel enfatiza a importância da atuação conjunta no terceiro setor: “A partir da parceria com a AVSI, iniciamos o contato com a Stellantis. No terceiro setor não há concorrência, e sim cooperação. O que vale aqui é o impacto social na vida das pessoas”. Já o vice-diretor da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, destaca que a parceria multissetorial entre as organizações é fundamental para potencializar bons resultados do projeto.

O projeto Vozes Daqui contribui para o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE) com ações socioeducativas e socioculturais. “O ponto central de integração entre a AVSI e a Fundação BB é a educação que resulte em impactos duradouros. Mas isso é apenas o nosso ponto comum nas ações. Nossa maior sinergia mesmo é o fator humano, e por isso, temos realizado e expandido nossas relações por meio de parcerias promissoras”, relata Ana Maria Bianchi, gerente geral da AVSI em Pernambuco.

Os impactos positivos da parceria entre AVSI Brasil e Fundação BB continuam apresentando bons resultados. Em dezembro de 2020, as instituições formalizaram o projeto Árvore da Vida. A iniciativa tem por objetivo reduzir a evasão escolar de jovens e lideranças do bairro Jardim Teresópolis, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Serão capacitados 350 crianças e jovens e aproximadamente 1.400 pessoas serão impactadas pelo projeto. As capacitações serão direcionadas para o mercado de trabalho e para as instituições sociais. Assim, pretende-se promover um percurso de desenvolvimento dos jovens da comunidade com aulas de canto coral e oficinas de formação humana, além de outro componente de ensino para atuação em instituições sociais locais.

Após o período de capacitação, 30 líderes locais serão encaminhados para trabalharem em 15 instituições sociais de Betim e região metropolitana de Belo Horizonte.

Parceria na pandemia

Em 2020, frente à nova realidade causada pela pandemia da COVID-19, a AVSI Brasil e a Fundação BB fortaleceram a parceria doando cestas de alimentos e produtos de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com recursos da BB Seguros e do Banco BV.

Mais de 2 mil pessoas da capital baiana receberam as doações durante meses críticos da pandemia (maio e junho). Segundo a gerente de projetos em Salvador, Jeni Costa, as doações chegaram em um momento difícil, contribuindo para minimizar a situação de vulnerabilidade de famílias em bairros periféricos de Salvador (Uruguai e Novos Alagados).

Após quatro anos de parceria com resultados expressivos, o saldo é positivo e o desejo é de que a AVSI Brasil e a Fundação BB continuem unidas valorizando vidas e transformando realidades.