Anuncio

AVSI BRASIL PARTICIPA DE WEBINAR PARA DEBATER IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE POPULAçãO REFUGIADA E IMIGRANTE

Atividade on-line integra ações comemorativas ao Dia Mundial dos Refugiados

Os reflexos da Covid-19 aceleram ou dificultam a inclusão de pessoas que foram forçadas a se deslocar de seu país? As respostas para esta pergunta serão debatidas durante webinar proposto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) nesta quinta-feira (18), visando apresentar um panorama sobre a inclusão nos sistemas de proteção social por meio de trabalhos humanitários e de desenvolvimento.

Reconhecida por implantar projetos sociais em diferentes áreas do desenvolvimento e emergência humanitária, a AVSI Brasil foi uma das organizações convidadas para o debate on-line. A atividade contará com a participação de Thais Braga, gerente especial do projeto Acolhidos por meio do trabalho, destinado a população de imigrantes e refugiados venezuelanos, bem como para a população brasileira em situação de vulnerabilidade social.  Também participam do webinar Mamadou Dian Balde, diretor adjunto da divisão de resiliência de soluções (Chefe do Serviço de Inclusão Socioeconômica), do ACNUR; e de Ferdila Ouattara, oficial sênior de proteção, ACNUR República do Congo.

Durante sua participação, Thais irá destacar a parceria realizada entre a AVSI Brasil e o ACNUR em Roraima, como apoio à Operação Acolhida (força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal) e sobre ações de proteção social, transferência de renda e atividades de sensibilização organizadas que as organizações vem realizando para a inclusão social neste momento de pandemia.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil, tem como objetivo melhorar o acesso para o trabalho formal a migrantes venezuelanos e para a população brasileira mais vulnerável, além de facilitar a integração socioeconômica dos refugiados que estão em Roraima, com a realocação voluntária para outros estados do Brasil. Estas ações visam integrar as famílias venezuelanas com a população local facilitando a comunicação com os entes governamentais locais, como acesso à educação e à saúde. O projeto, idealizado pela Fundação AVSI (sediada na Itália), com o apoio estratégico da filial nos Estados Unidos (AVSI-USA), é implementado em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e financiada pelo Departamento de População, Refugiados e Migrantes (PRM) do Governo dos Estados Unidos.

O webinar é organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, (IFRC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e contará com a moderação de  Zehra Rizvi, consultora da KML.

A atividade on-line faz parte da série de seminários  “Vinculando proteção social a recursos humanitários”, do Subgrupo Grand Bargain Cash sobre vinculação de proteção social e transferências de renda de organizações humanitárias. Este seminário on-line também faz parte da série de seminários on-line “Respostas de proteção social ao COVID-19″. A série é um esforço conjunto iniciado pelo IPC-IG, GIZ e DFAT em colaboração com a plataforma socialprotection.org e em cooperação com parceiros de diferentes organizações. Participe da nossa comunidade online ” Respostas de proteção social ao COVID-19 [Força-Tarefa] ” para aprender mais sobre a iniciativa e os futuros seminários on-line.

SERVIÇO

Webinar Oportunidades perdidas? COVID-19 como acelerador ou dificultador na inclusão de refugiados na vinculação entre proteção social e humanitários

Quando: 18 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h (horário de Brasília)

Onde: Plataforma Social Protection https://socialprotection.org/  (transmissão em inglês)

Inscrições: Para participar, basta preencher o formulário neste link