Anuncio

AVSI Brasil promove encontro para apresentar o percurso de migrantes venezuelanos, da fronteira à autonomia no Brasil

Seminário realizado em Brasília contou com a presença de organizações que atuam na temática do refúgio e migração para discutirem os indicadores do projeto Acolhidos por meio do trabalho

Na manhã da última terça-feira (28), como encerramento da primeira fase do projeto Acolhidos por meio do trabalho, aconteceu o Seminário: o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à autonomia no Brasil. O evento foi realizado no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF), e reuniu parceiros do projeto e convidados.

Thais Braga, gerente do projeto na AVSI Brasil, destacou o percurso da organização na temática de emergência humanitária e os resultados positivos do projeto desde que foi implementado em 2019. 

Em seguida, a cientista política e diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun, apresentou resultados do estudo realizado com venezuelanos interiorizados nos primeiros dois anos do projeto Acolhidos.

O terceiro bloco do evento foi marcado por uma roda de conversa que contou com a participação de parceiros do projeto. Estiveram presentes: Giampaolo Silvestri, secretário geral da Fundação AVSI; Joanna Layne, political associate na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; José Egas, representante da Agência da ONU para os Refugiados no Brasil (ACNUR); Diogo Costa, gestor de Recursos Humanos na Macodesc Construtora e Incorporadora; e Bárbara Pereira, analista técnica de políticas sociais da Assessoria Especial para Assuntos de Imigrações do Ministério da Cidadania.

“O que vimos hoje é um exemplo a ser levado ao conhecimento internacional por diversos motivos e um deles é a articulação entre diferentes sujeitos (setor privado, ONGs, governo e sociedade civil). O desenvolvimento se realiza e é sustentável com a articulação entre diferentes sujeitos”, destacou o secretário geral da Fundação AVSI.

O diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, finalizou o evento ressaltando a importância da presença de parceiros multissetoriais para o desenvolvimento do projeto e para construção de um ambiente em que os migrantes e refugiados venezuelanos se sintam acolhidos e tornem-se protagonistas das suas próprias histórias. “Vimos na apresentação da pesquisa que os venezuelanos estão mais sólidos, mais confiantes para dar continuidade ao percurso de autonomia que iniciaram. A resposta humanitária não é realizada por um único ator. Para chegar à autonomia, precisamos contar com um conjunto de sujeitos que, cada um com a sua missão, contribui com uma parte do percurso até a autonomia”.

Durante o seminário, também foi confirmada a extensão das atividades do projeto por mais dois anos. “O programa da AVSI tem sido bem-sucedido. Estamos muito felizes por poder celebrar hoje esses resultados e promover essa iniciativa por mais 2 anos, iniciando uma nova fase do projeto”, contou Joanna Layne.

O projeto

O projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado desde 2019, intermediou a interiorização de 1.143 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que 543 foram contratados por empresas parceiras. Cada pessoa contratada pode levar seus familiares para um novo recomeço na cidade de acolhida e contam com acompanhamento social e moradia nos três primeiros meses após a contratação.

O projeto também atua com a população brasileira em situação de vulnerabilidade, com capacitações profissionais e a inserção no mercado de trabalho. Durante os dois anos de projetos mais de 900 pessoas foram certificadas com cursos profissionalizantes na capital baiana e outras 77 foram inseridas no mercado de trabalho, na região de Novos Alagados.

Além disso, o Acolhidos por meio do trabalho também implementou o primeiro programa de voluntariado externo da AVSI Brasil, com atividades desenvolvidas em Boa Vista (RR), Salvador (BA) e Brasília (DF).

Confira o seminário na íntegra clicando aqui.