Anuncio

AVSI Brasil realiza webinar para restituição de pesquisa sobre Autonomia e Integração Local de venezuelanos

O evento foi direcionado para os colaboradores que atuam no âmbito da migração e refúgio em Roraima

“Para a AVSI o conhecimento tem como finalidade permitir uma leitura da realidade. Qualquer realidade, por mais dura que seja, como aquela ligada às pessoas venezuelanas em deslocamento forçado, contém algo de positivo para ser valorizado. A nossa posição é sempre de partir do positivo”. Com essas palavras, o diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, destacou um dos princípios norteadores da instituição durante o evento online para restituição da pesquisa sobre a Autonomia e Integração Local de refugiados e migrantes venezuelanos acolhidos nos abrigos gerenciados pela AVSI.

O webinar realizado na manhã de hoje (16) foi direcionado aos colaboradores da AVSI Brasil que atuam no tema da Migração em Roraima e convidados. Neste sentido, o encontro colocou em debate a pesquisa realizada pela empresa Polis, que conta com duas etapas, e, neste primeiro momento, avaliou de forma qualitativa e quantitativa a autonomia e integração local de venezuelanos acolhidos nos abrigos gerenciados pela AVSI na cidade de Boa Vista (RR).

“Nosso objetivo foi levantar as informações necessárias para a elaboração de diagnóstico destinado à promoção da integração em território brasileiro da população de refugiadas, refugiados e de imigrantes venezuelanos em idade ativa, abrigados pela Operação Acolhida nos centros Rondon 1, Rondon 2, Rondon 3, São Vicente e Pricumã”, conta Bertha Maakaroun, representante da Polis Pesquisa.

O encontro online foi mediado por Júlia Petek, oficial de meios de vida da AVSI Brasil, que contextualizou a pesquisa como sendo parte de uma estratégia de meios de vida e saída dos abrigos geridos pela AVSI. Além disso, de forma positiva, Júlia reforçou que o resultado dessa avaliação está diretamente ligado à atuação dos colaboradores que estão na linha de frente dos abrigos, junto aos venezuelanos abrigados.

Os resultados compartilhados no webinar serão amplamente divulgados em breve, em uma publicação elaborada com a parceria do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados. Já a segunda fase da pesquisa se encontra em processo de desenvolvimento e tem o objetivo de entender as demandas de inserção e integração da população venezuelana acolhida nos abrigos no mercado de trabalho do estado de Roraima.

Migração e Refúgio

Em face da crise humanitária na Venezuela, reconhecida pela comunidade internacional, a AVSI Brasil colabora com a Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal, com o apoio ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), gerindo centros de acolhida de migrantes e refugiados venezuelanos, em Boa Vista e Pacaraima (RR). Além disso, contribui com a interiorização voluntária para diferentes cidades brasileiras, por meio da parceria com o Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, por meio do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho. Através da UNICEF, a AVSI também colabora com a proteção de crianças e adolescentes que ingressam no país desacompanhadas e separadas, por meio do projeto Proteção Integral a Crianças e Adolescentes Desacompanhados e Separados.

.