Projeto de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes Desacompanhados e Separados

RR
Em Andamento

O projeto visa a proteção integral à crianças e adolescentes venzeuelanas que chegam ao Brasil desacompanhados e separados.

Objetivos:

– Identificação, orientação e atendimento especializado realizado por Equipe multidisciplinar treinada para mitigar riscos de exploração e violência a criança e adolescente migrante desacompanhada e separada;

–  Acompanhamento de crianças e adolescentes desacompanhados e separados durante o processo de regularização migratória realizado nos Postos de Triagem (PTRIGs). Prioridade no encaminhamento para Abrigamento. Encaminhamentos externos para Defensoria Pública Estadual (DPE), Vara da Infância e da Juventude (VIJ). Apoio e acionamento do Conselho Tutelar.

– Atendimento psicossocial, suporte à reunificação familiar e ao processo de interiorização, além de outras soluções duradouras;

–  Matrícula de adolescentes institucionalizados em projetos sociais, educacionais, artísticos e esportivos.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes atendidas nos postos de triagem de Pacaraima e Boa Vista, Instituição de Acolhimento Masculina e Abrigo São Vicente).

Metodologia:

Atendimento a crianças desacompanhadas, separadas ou indocumentadas nos Postos de Triagem, Área de Proteção e Cuidados e Abrigo Masculino de Roraima. Setorizados por cidades: Boa Vista (PTRIG Boa Vista, Instituição de Acolhimento Masculina e Abrigo São Vicente, sede da AVSI Brasil), Pacaraima-RR (PTRIG Pacaraima)

 

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:

2.882 atendidos até o dia 31 de Outubro