Anuncio

Voluntariado

VOLUNTARIADO CASA BOM SAMARITANO

As inscrições para voluntários do Centro de Acolhida para Refugiados e Migrantes Venezuelanos – Casa Bom Samaritano estão abertas. O voluntariado é uma oportunidade para aqueles que desejam colaborar em um projeto social na temática do refúgio e migração.

O voluntário será inserido no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações para os Direitos Humanos (IMDH), que atua na cogestão do centro de acolhida em Brasília. O projeto conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O projeto tem por objetivo garantir os direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio ao programa de emergência humanitária – Operação Acolhida, liderado pelo governo federal, promovendo sua integração socioeconômica através do emprego/inserção laboral.

Os voluntários com interesse em participar do processo seletivo, irão atuar no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília/DF. O espaço acomoda famílias venezuelanas que são interiorizadas de Roraima para o Distrito Federal visando contratações pelo setor privado local. A Casa está sediada em um imóvel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), voltado a ações e serviços na área social, cedido gratuitamente para a instalação e o funcionamento do Centro de Acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos por meio do trabalho.

 

Perfil dos voluntários

A instituição seleciona voluntários (as) de todas as áreas e que tenham interesse na temática migratória. O voluntariado deverá ser realizado em um turno mínimo de 4 horas semanais. O preenchimento do formulário não garante a contratação para compor a equipe. As pessoas pré-selecionadas devem passar por entrevistas e um treinamento prévio.

Os interessados devem preencher e enviar o formulário disponível neste link

Faça um tour virtual e conheça a Casa Bom Samaritano.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO

O Programa de Voluntariado da AVSI Brasil é uma ação que permite vivenciar na prática a missão organizacional: contribuir para o desenvolvimento de pessoas.

Uma manhã por mês, um grupo de colaboradores que aderiu à proposta é liberado do seu posto de trabalho habitual para se dedicar a atividades com as crianças da Creche Luigi Giussani , no subúrbio de Salvador (BA).

Essa iniciativa é de grande importância por diversos motivos. Uma parte da nossa equipe atua em funções administrativas e de gestão, portanto, longe dos territórios onde a nossa ação encontra as pessoas mais necessitadas. Encontrar as crianças, olhá-las nos olhos e conversar com elas permite renovar nos profissionais o ideal e as motivações da AVSI Brasil.

Realizando o voluntariado, mês a mês, os colaboradores passam a transmitir dentro do trabalho uma nova forma de participar da organização, de estar junto com os colegas, unindo à competência técnica uma sensibilidade humana fundamental para a formação de um bom profissional.

Os colaboradores que aderem ao Programa de Voluntariado contam que a experiência é um bem não apenas para o outro, mas sobretudo para si próprio. De diversas maneiras, relatam que o voluntariado acende em seus corações a gratuidade, a solidariedade e a ternura, um “amor que se faz próximo e concreto” (Papa Francisco).

Voluntariado externo

Pessoas acima de 18 anos podem ser voluntárias em projetos sociais ou setores administrativos da AVSI Brasil. Para isso, basta se cadastrar na plataforma digital Viva Voluntário e acompanhar o lançamento de vagas que disponibilizamos periodicamente.

Para incentivar o engajamento e a participação cidadã dos brasileiros, a plataforma digital Viva Voluntário conecta oportunidades de ação com os interessados em participar. Como uma rede social, depois de criar seu perfil, o interessado pode procurar ações que combinem com sua rotina e habilidades.

Por meio desse canal, a AVSI Brasil certifica os voluntários, indicando as horas aplicadas no desenvolvimento das atividades, uma forma de reconhecer o compromisso e o apoio dessas pessoas.

Acesse a plataforma, cadastre-se e confira nossas iniciativas disponíveis. Torne-se um voluntário na AVSI Brasil!

CADASTRE-SE