Anuncio

AVSI recebe honraria da Operação Acolhida

Evento celebra 1 ano de assistência a venezuelanos reconhecendo a contribuição dos parceiros

Há quase um ano atuamos em Roraima na gestão de abrigos que acolhem e dão assistência a centenas de venezuelanos que chegam no Brasil todos os dias – fluxo migratório provocado pela crise humanitária em seu país de origem.

Em reconhecimento pelo trabalho da AVSI, as Forças Armadas do Brasil ofertaram o diploma “Amigo da Acolhida”, honraria destinada aos parceiros da Operação Acolhida em Roraima, uma iniciativa para operacionalizar a assistência emergencial para o acolhimento de migrantes da Venezuela que se encontram em situação de vulnerabilidade no Brasil.

O diploma foi recebido pelo gerente da AVSI Brasil em Roraima, Heli Mansur, das mãos do coordenador da Força Tarefa e Logística Humanitária para o Estado de Roraima, general de Divisão Eduardo Pazuello.

Acredito que foi uma justa homenagem às agências e organizações que fazem parte da Operação Acolhida e a todas as pessoas que cotidianamente se dedicam aos refugiados venezuelanos. Me senti muito honrado em receber o diploma em nome da AVSI, que tem um papel importante aqui. Foi motivo de muito orgulho!”, comentou Heli.

A cerimônia aconteceu no sábado, dia 23, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, localizado no Centro Cívico de Boa Vista. Também estavam presentes no evento o governador do estado de Roraima, Antônio Denarium, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, dirigentes de agências da ONU, de agências parceiras do programa e também autoridades civis e militares. Além da AVSI, outras organizações e pessoas físicas parceiras da operação receberam a honraria.

Operação Acolhida

A Operação Acolhida completou um ano no dia 23 de março de 2019. A AVSI é parceira implementadora do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, desde junho de 2018. Desde então, implementamos a gestão dos abrigos, cooperamos com outros atores envolvidos nas atividades dos abrigos, fortalecemos a participação de comitês e subgrupos, asseguramos a distribuição equitativa de gêneros alimentícios e não alimentícios, entre outras atividades.

Temos muitos desafios aqui, mas eles vão sendo cotidianamente superados ou pelo menos contornados. Nos movemos juntos com diversos outros parceiros para dar dignidade aos refugiados que no momento estão muito vulneráveis”, ressalta Heli Mansur.

Atualmente, a AVSI realiza a gestão humanitária de 4 abrigos em Boa Vista, com uma equipe de 32 profissionais e 12 estagiários, que beneficiam um total aproximado de 2.800 refugiados venezuelanos.

Interiorização para Trabalho

Além da gestão dos abrigos em Roraima, a AVSI Brasil está empenhada em contribuir com a interiorização de venezuelanos refugiados e migrantes que tenham o interesse em permanecer no Brasil.

Para isso, realizamos a Interiorização para Trabalho, modalidade de interiorização na qual articulamos com empresas a contratação de venezuelanos, além de fornecer a infraestrutura inicial necessária para a acolhida, como locação de apartamentos mobiliados, alimentos e produtos de higiene pessoal e o acompanhamento social das pessoas para uma integração nas novas cidades onde vão residir.

Para contribuir com esta iniciativa, acesse a página da campanha de arrecadação de recursos para o projeto.