Anuncio

Brasília: Criança acolhida na Casa Bom Samaritano tem cirurgia realizada com sucesso

Em busca de tratamento, a criança e sua família chegaram ao Brasil com recursos próprios.

Michelle Carolina Lopez, de 12 anos, foi diagnosticada com leucemia aos 6 anos na Venezuela, onde nasceu e viveu até o final de 2023. Ainda no país de origem, ela começou um tratamento com quimioterapia e radioterapia, desta forma, a doença entrou em remissão em 2016. Apesar disso, em dezembro de 2022, Michelle começou a apresentar dificuldades para se equilibrar e caminhar, e, após avaliação profissional, foi diagnosticada com um tumor na medula.

Em busca de tratamento, a criança e sua família chegaram ao Brasil com recursos próprios. Ao passar dos dias, esse recurso se esgotou e Michele junto a sua mãe, pai e irmão foram obrigados a viver em situação de rua. Diante disso, a família foi temporariamente acolhida em um abrigo na cidade de Boa Vista (RR) e, posteriormente, foi interiorizada para a Casa Bom Samaritano (CBS), em Brasília.

A ida para Brasília se deu através de um encaminhamento, realizado pelo Hospital da Criança de Roraima, para que Michelle pudesse ser internada no Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Após sua chegada, ela foi internada e recebeu avaliação de um neurocirurgião.

Nesta jornada, a pequena passou por cirurgia e o resultado foi um sucesso. No início deste mês, ela recebeu alta e foi autorizada a retornar à Casa Bom Samaritano. Seus cuidados pós-cirúrgicos incluem fisioterapia e terapias ocupacionais para que possa recuperar sua mobilidade.

Hoje, Michelle se encontra bem de saúde junto a sua família e cumprindo com os processos de sua reabilitação. Além disso, ela recebeu a doação de uma cadeira de rodas para apoiar sua mobilidade.

Casa Bom Samaritano

O Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano é gerido pela AVSI Brasil e pelo Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH), dentro do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, e serve como moradia temporária para famílias venezuelanas que são interiorizadas de Boa Vista (em Roraima) para a cidade de Brasília, com expectativa e direcionamento de trabalho na região do Distrito Federal e adjacências. Todos os interessados em conhecer a Casa Bom Samaritano, esta iniciativa de acolhimento humanitário, podem agendar uma visita através do e-mail: acolhidos@avsi.org.br.