Anuncio

Colaboradores, consultores e parceiros da AVSI Brasil participam de Formação Interna

Favorecendo o encontro e apoiando o desenvolvimento de pessoas, a AVSI Brasil realizou, nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, a Formação Interna para colaboradores, consultores e parceiros da organização.

O evento foi realizado de maneira presencial para um grupo de cerca de 40 pessoas, em Salvador (BA), e contou com a transmissão online de alguns painéis de discussão, permitindo a participação de um público maior, conectado em diversas cidades do Brasil e da América Latina. Todos os protocolos de prevenção a COVID-19 foram respeitados.

Durante três dias, foi possível compartilhar experiências, aprofundar a discussão sobre temas-chave para a organização e renovar a motivação ideal de cerca de 600 profissionais que atuam em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A programação da Formação Interna teve como ponto central o tema “O propósito do nosso fazer”, retomando a origem da organização e estabelecendo um debate entre desafios, realizações e perspectivas dos projetos em todo o país.

A visão de desenvolvimento da AVSI Brasil e o motivo pelo qual são realizados os projetos foram reforçados pelo presidente da organização, Fabrizio Pellicelli, e pelo vice-presidente Jacopo Sabatiello. “Temos um ideal que é universal e muito concreto: ajudar as pessoas, contribuir para o desenvolvimento das pessoas. Esse propósito precisa ser constantemente lembrado entre todos nós, que fazemos parte da AVSI Brasil”, afirmou Pellicelli.

O desenvolvimento gerado com a contribuição da AVSI Brasil ganhou vida nos depoimentos dos beneficiários Naileth Del Valle, Daniel José Maza, Lucidalva dos Santos e Indiana Motta, no primeiro dia do evento. Como a perspectiva de desenvolvimento da organização abrange também o seu corpo técnico, o colaborador Ubiraci Purificação foi convidado a contar sua história de vida e crescimento profissional e pessoal. Bira, como é conhecido entre os colegas, atualmente é coordenador de um projeto de eficiência energética na Bahia, iniciativa que atua há mais de 10 anos, em diferentes funções. “Eu tenho a felicidade de trabalhar com pessoas e ver a transformação delas, de suas famílias, assim como a minha vida e família também foram transformadas”, contou Ubiraci.

Painéis temáticos e parceiros

As palestras da Formação Interna foram realizadas por parceiros, com a mediação de colaboradores da AVS Brasil. Nelas foram evidenciadas as alianças estratégicas realizadas para dar respostas adequadas às necessidades humanas encontradas nas diversas cidades brasileiras onde a organização está presente.

No tema infância e adolescência, contamos com a presença de: Nathália Mimosa Cortez Diógenes, adjunta da Secretaria Municipal de Gestão Social de Boa Vista (RR) e primeira-dama do município; Claudia Vidigal, responsável pela FBvL no Brasil; e Danyel Iório, diretor substituto do Departamento de Proteção Social Especial, do Ministério da Cidadania.

Para falar sobre migração e refúgio, foram convidados José Egas, responsável pelo ACNUR no Brasil, general Sérgio Schwingel, responsável pela Operação Acolhida do Governo Federal, Niusarete Lima, assessora especial para assuntos de imigrações e coordenadora dos Subcomitês de Acolhimento e Interiorização do Ministério da Cidadania, e Valdeci Ferreira, diretor executivo FBAC, que contou sobre o modelo de cogestão do centro de acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília (DF).

Também foram discutidas as políticas de sustentabilidade do setor privado e as estratégias para criação de valor compartilhado com os parceiros: Débora Pinho, responsável CSV e Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão da Enel; Karoline Solem, responsável de comunicação da Mubadala Capital Brazil; Rafael Procaci, diretor financeiro da Petroreconcavo; e Rogério Bressan, diretor de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil.

Lançamento de projeto

O projeto “Boa Vista Acolhedora: um modelo intersetorial de economia circular e inclusiva” foi lançado durante a Formação Interna. A iniciativa foi apresentada pela gerente Carla Cal em transmissão ao vivo pelo canal da AVSI Brasil no Youtube.

O lançamento contou com a participação dos parceiros do projeto: primeiro conselheiro Stefan Agne, chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil; Carolina Lourenço, representante da Fundação Avina no Brasil; Guilherme Carneiro Adjuto, secretário de agricultura assuntos indígenas da Prefeitura de Boa Vista (RR); Giulianna Serricella, assistente sênior do ACNUR; Rogerio Bressan, diretor de desenvolvimento social da Fundação BB.

Confira aqui mas detalhes sobre o lançamento do projeto e assista ao vídeo disponível no Youtube.