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Conheça nossa atuação no tema socioeducativo

Com projetos em diversos estados do país, a AVSI Brasil contribui para o acesso à educação, cultura e esporte

A educação é o motor do desenvolvimento. Trabalhamos para o desenvolvimento da pessoa na sua integralidade, acolhendo a complexidade humana afetada pela história e pelo contexto cultural. Além disso, entendemos o ser humano como único e, por isso, buscamos auxiliar a pessoa a valorizar e dar significado à própria existência.

Pensando nisso, desenvolvemos projetos na área socioeducativa, cujo objetivo principal é contribuir diretamente para a formação pessoal, para a qualidade de vida das pessoas por meio da educação, da cultura e do esporte. Por meio dos projetos, a AVSI Brasil contribui com dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas: Saúde e Bem Estar (ODS 3) e Educação de Qualidade (ODS 4).

Nossos Projetos

Desenvolvido desde 2004, o projeto Árvore da Vida nasceu com o objetivo de promover melhorias das condições de vida e a redução da pobreza da comunidade de Jardim Teresópolis, em Betim (MG). Compondo a metodologia do projeto são executadas atividades de formação humana voltadas para arte e cultura, para jovens de 11 a 15 anos. Também são oferecidas oficinas de canto e percussão, além das oficinas esportivas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos e capacitação de educadores da rede pública.

Segundo beneficiária Lilian Gabriella, o projeto proporcionou o contato com ensinamentos e aprendizados de diferentes áreas. “A minha história com o projeto mudou para melhor o meu jeito de ver o futuro”, completa a estudante.

Também em Jardim Teresópolis (MG), está o projeto Bem Social Esporte que, na sua segunda edição, contribui para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sócio educacional de crianças e adolescentes da comunidade. São desenvolvidas oficinas esportivas de vôlei, multiesportivo e futsal, jogos cooperativos, além de um torneio com o caráter de evento final, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento integral dos beneficiários.

Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, as aulas foram adaptadas para o ambiente virtual. O professor envia uma atividade por semana através de vídeo, e os alunos são encarregados de realizar em suas casas. Confira as videoaulas aqui.

Outro destaque nessa área de atuação são os projetos Ciranda Educativa e Ciranda Esportiva, desenvolvidos nas comunidades rurais do munícipio de Catu (BA). Desde 2017, as iniciativas visam contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio de atividades que envolvem uma rotina teórica e prática de cultivo de horta e da oferta de exercício esportivo no turno oposto ao escolar, promovendo a saúde e contribuindo para uma maior socialização e integração dos alunos no ambiente escolar e familiar.

Com a pandemia, as atividades passaram a serem desenvolvidas individualmente na casa dos beneficiários. Dessa forma: mais de 200 visitas domiciliares foram realizadas para desenvolvimento de atividades sobre o cultivo de horta; 16 aulas sobre cultivo agroecológico foram realizadas; 22 hortas familiares implantadas e 40 crianças beneficiadas diretamente.

“Para mim, o Ciranda é essencial. Quando meu filho começou a participar do projeto não gostava nem de legumes, nem de frutas e aqui ele aprendeu”, conta Elizete Cunha, mãe de um dos beneficiários do projeto.

O projeto Vozes Daqui, desenvolvido em Pernambuco, também compõe a lista de iniciativas. De maneira singular, esse projeto valoriza o ambiente escolar promovendo o protagonismo e a aproximação de alunos e professores e incentivando a integração da escola com a comunidade e da valorização do patrimônio histórico e cultural. Compondo as atividades desenvolvidas pela iniciativa está a formação em mídias (fotografia, web/mídias sociais e audiovisual), para produção e publicação do conteúdo nos meios de comunicação.

Idelina de Oliveira, diretora de uma das escolas beneficiadas pelo Vozes Daqui, ressalta que é possível ver os resultados positivos não só nos alunos, mas também nos pais. “É notório o crescimento do interesse dos alunos tanto na escola, quanto no projeto. Isso é bem significativo, tendo em vista a falta de motivação de muitos em vir à escola. Antes do projeto, tínhamos uma grande dificuldade com as atividades extraescolares e com a presença dos pais nas questões dos alunos. Agora, aos poucos, vemos essa realidade mudar, e, atualmente, alguns pais já comparecem e participam”.

Já o projeto Start para o futuro, executado de março a dezembro de 2019, em Salvador (BA), finalizou as atividades com 36 jovens formados na área de em Suporte ao Usuário de Informática – Help Desk.Além disso,mais da metade dos beneficiários foram inseridos no mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem da AVSI Brasil.

Finalizando a lista, está o projeto Apoio a Distância / Sostegno a Distanza – SAD, iniciativa mais antiga desta área de atuação. Desde 1993, o projeto contribui para melhoria das condições de vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social sem tirá-las do próprio ambiente (familiar e cultural), através da contribuição econômica, estável e douradora de indivíduos, grupos ou empresas. A doação dos apoiadores é destinada a instituições educativas com a finalidade de garantir elementos fundamentais para o desenvolvimento de jovens e crianças. Em 2019, mais de 2 mil estudantes foram beneficiados diretamente em 19 instituições educativas do Brasil.