Anuncio

DIREITOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS é TEMA DE SESSãO INFORMATIVA EM ABRIGO DE BOA VISTA (RR)

A ação contou com 153 participações e visa impulsionar a autonomia dos beneficiários

Ao longo de quatro semanas, o abrigo São Vicente I foi palco para sessões informativas sobre documentação, acesso a benefícios e rede local, direitos trabalhistas e cuidado com as crianças. A ação, voltada a todos os beneficiários que vivem no espaço e tem interesse em entender mais sobre a temática, foi conduzida pela AVSI Brasil com a contribuição do instituto Pirilampos em questões relacionadas a proteção infantil.

Com o total de 153 participações, o objetivo principal da iniciativa foi informar e engajar a comunidade em relação a seus direitos enquanto refugiados e migrantes vivendo no Brasil. Para isso, momentos de perguntas e respostas, verdadeiro x falso e grupos de discussão foram ferramentas para apoiar as explicações centrais.

Neste sentido, Carolina Montaño, oficial de proteção que conduziu a atividade, afirma que “as sessões informativas são um trabalho muito importante, focam na prevenção de potenciais violações de direitos, empoderamento por meio da informação, tendo como base as necessidades específicas apresentadas em atendimentos individuais realizados na comunidade”.

“Trabalhar com sessões sobre direitos trabalhistas, por exemplo, vai muito além de apresentar a CLT: é um trabalho que previne situações de exploração, trabalho degradante ou mesmo análogo ao escravo, bem como prepara os indivíduos para o mercado de trabalho, já que são apresentados seus direitos, deveres e responsabilidades”, completa a oficial de proteção.

Potenciais impulsionadoras da autonomia e dignidade das pessoas, as sessões informativas terão continuidade nos próximos meses, considerando o engajamento significativo da comunidade ao longo dos encontros.