Anuncio

Encontro da Rede Urban95 é finalizado com troca de experiências sobre a Primeira Infância

O evento reuniu 24 representantes da Rede nos dias 17 e 18 de maio, em Boa Vista

Nos dias 17 e 18 de maio, a cidade de Boa Vista sediou o primeiro encontro da Rede Urban95, evento realizado pela Fundação Bernard van Leer, AVSI Brasil e Prefeitura de Boa Vista. Durante os dois dias, os representantes dos 24 municípios que fazem parte da Rede Urban95 no Brasil puderam trocar experiências sobre iniciativas voltadas para a Primeira Infância, além de conhecer os serviços e políticas públicas pensadas para a Primeira Infância em Boa Vista, capital que é referência nacional em cuidados com gestantes e crianças pequenas além de ser pioneira na iniciativa Urban95.

A programação do primeiro dia do evento contou com falas inspiradoras dos realizadores e parceiros do evento no Teatro Municipal de Boa Vista, e também com visitas aos principais equipamentos públicos para a Primeira Infância na cidade. A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, ressaltou o indispensável envolvimento do executivo e legislativo na priorização da criança, contando a trajetória bem sucedida de Boa Vista e demais municípios na iniciativa Urban95. Ela citou a Constituição Federal Brasileira reforçando que “é um dever do Estado assegurar os direitos da criança antes de qualquer outra coisa”.

No segundo dia, os representantes participaram de salas temáticas, compartilhando conquistas, singularidades, desafios e soluções desenvolvidas para a criação e monitoramento de políticas para a Primeira Infância. Os representantes também tiveram a oportunidade de visitar um dos abrigos administrados pela AVSI Brasil em parceira com o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) para migrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista, onde existem atividades psicossociais voltadas para a Primeira Infância, como o parque infantil desenvolvido pela Urban95.

O evento também contou com a participação do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, do diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, da ex-prefeita e idealizadora do Programa Família que Acolhe (FQA), Teresa Surita, além de prefeitos, vice-prefeitos, primeiras damas, representantes do legislativo, secretários, técnicos, coordenadores, parceiros e apoiadores da Urban95.

Por fim, os representantes dos 24 municípios se comprometeram em levar às suas cidades ideias compartilhadas em prol da Primeira Infância. E com o objetivo de dar continuidade ao compartilhamento de experiências, foi anunciado que o próximo Encontro Urban95 acontecerá em março de 2023 no município de Jundiaí.

Sobre o Projeto

Boa Vista integra a iniciativa global Urban95 desenvolvida pela Fundação Bernard van Leer, através de uma parceria com a AVSI Brasil, investindo fortemente na qualificação dos serviços de educação, saúde e assistência social para a Primeira Infância.