Anuncio

Estudantes aprendem sobre cultura local e literatura em oficinas do projeto Vozes Daqui

O encontro contempla a programação de atividades que promoverá melhorias de ambientes escolares em Goiana (PE)

 “Eu aprendi que herança também é uma história passada de geração em geração e que pode ser material e imaterial”, assim o aluno Alexandro Alves, da Escola Municipal IV Centenário, contou como foi sua participação na oficina Educativa Literária promovida pelo projeto Vozes Daqui neste mês. A atividade faz parte da fase 2 do projeto que é desenvolvido em Goiana (PE).

Nas oficinas, os alunos estão aprendendo sobre a valorização da cultura local (manifestações artísticas e patrimônios materiais e imateriais) atreladas à literatura e às questões ambientais no espaço da biblioteca escolar. A atividade está sendo realizada presencialmente, e os 60 alunos foram divididos em turmas de até 15 pessoas para garantir a segurança.

Para a estudante Deivilla Santana, da Escola Municipal Dr. Manoel Borba, a experiência está valendo a pena: “estou gostando muito de participar das oficinas, estão muito legais. Queria que tivesse mais projetos igual a esse”.

Erika Ferreira, educadora que ministra as oficinas, ressalta que atividades como esta são importantes para que a nova geração se identifique com o local em que vivem. “Nesse primeiro contato, os jovens tiveram acesso a história, cultura e literatura de Goiana. A biblioteca e a cultura caminham sempre juntas, e o projeto Vozes Daqui realiza essa integralização nas escolas, fazendo com que os ambientes didáticos sejam espaços vivos e de troca de saberes”, completou.

Ao final das oficinas será realizado um sarau de poesia e a produção de um livro artesanal para cada escola que contará com produções textuais escritas pelos estudantes e será integrado no acervo de cada biblioteca.

Melhorias nas escolas

Os encontros fazem parte do componente de projetos escolares, que tem como objetivo promover melhorias do ambiente escolar das três instituições participantes do projeto. As estratégias de melhorias foram traçadas com base no diagnóstico escolar aplicado anteriormente com alunos, professores, pais e gestores dos ambientes de ensino.

Segundo a gerente do projeto, Tatiana Belo, serão ainda realizadas reformas em cada uma das escolas. Com reformas previstas para serem iniciadas em agosto, a escola Lourenço Albuquerque Gadelha receberá uma área recreativa nova. Já nas instituições Dr Manoel Borba e IV Centenário, as reformas acontecerão nas bibliotecas e espaços multimídia.

Além dessa atividade, está programada também uma capacitação em gestão de bibliotecas para os responsáveis do ambiente, gestores e professores interessados.

Vozes Daqui

O projeto Vozes Daqui busca contribuir com o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. A iniciativa é fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis/Jeep, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.

Na primeira etapa do projeto, 107 alunos foram contemplados pelo componente de projetos escolares. Outras três instituições do município receberam melhorias em duas bibliotecas e uma revitalização de salas de aulas com grafitagem e ventiladores.