Anuncio

Oficina de audiovisual é realizada pelo projeto Vozes Daqui em Pernambuco

A atividade abordou de forma prática as etapas da produção de um documentário

Dando continuidade às oficinas presenciais do projeto Vozes Daqui, aconteceu nos dias 15 e 17 de junho a oficina de audiovisual na Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha, em Goiana (PE). A atividade reuniu 19 alunos que participaram do encontro com turmas divididas como medida de segurança em combate à COVID-19.

Durante a oficina, os estudantes deram continuidade aos assuntos que já tinham sido abordados nas aulas remotas que foram realizadas a partir do mês de maio. A aluna Débora Vitória, 15 anos, ressaltou que o encontro presencial foi uma experiência positiva: “O primeiro dia da aula presencial foi melhor do que fazer as aulas online. Eu gostei porque a gente podia falar mais e fazer perguntas. Lá, estava todo mundo organizado, na sua equipe certa. Foi uma experiência muito boa”.

Nos encontros online foram abordados, de forma teórica, a cultura, memória, patrimônio e registro documental da história do município de Goiana. Desta forma, os jovens também puderam conhecer melhor e refletir sobre a história dos seus bairros, pessoas de grande importância para a região e locais históricos. Além disso, também foi trabalhado a história do audiovisual, o desenvolvimento dos smartphones, as etapas da produção de um documentário e a importância do roteiro de vídeo.

Já na oficina presencial, os alunos realizaram atividades práticas onde puderam manusear câmeras de smartphones e tablets, disponibilizados pelo projeto, e praticar noções básicas de uma filmagem, como regra dos três terços, planos, noções de enquadramento, foco e exposição.

O educador Adri Popular, que ministrou os encontros remotos e presenciais, destacou a animação na participação dos alunos. “Tem sido incrível facilitar o aprendizado desses jovens com o universo da produção de filmes com o celular. É perceptível o entusiasmo dos alunos com a prática de pegar os smartphones, gravar, aprender a utilizar e produzir sozinhos”.

Durante a oficina, os jovens também iniciaram a produção dos roteiros de 4 documentários que serão produzidos por eles ainda este ano. O objetivo é que, com os conhecimentos adquiridos, os estudantes possam gravar os curtas metragens sobre a história e a cultura do município a partir dos seus olhares, criando, assim, uma integração entre escola e comunidade. Os filmes serão disponibilizados em uma plataforma online com previsão de lançamento para julho.

“Eu aprendi muitas coisas como fazer roteiro e documentário. Estou amando participar desse projeto e melhor ainda porque estou fazendo novas amizades”, conta a jovem Eduarda de Sousa, 14 anos.

O projeto Vozes Daqui é uma iniciativa fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis/Jeep, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.